O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) pretendem realizar, em conjunto, um Fórum de Direito Médico em 2024. Este foi um dos diversos assuntos tratados pela diretoria da entidade com os advogados Danilo Gaiva Magalhães dos Santos, presidente da Comissão de Saúde da Ordem, e Fayrouz Mahala Arfox, que também integra a comissão. Eles estiveram na sede do CRM-MT nesta semana para uma visita de cortesia.
Presidente do CRM-MT, Diogo Sampaio explica que o Conselho criou uma Comissão de Direito Médico e que uma das diretrizes é justamente a busca por uma interlocução com outros órgãos. “A intenção é justamente a de estreitar os laços entre as entidades para temas de interesse das duas profissões e fortalecer um trabalho em conjunto no que tange à fiscalização e no desenvolvimento educacional”.
A ideia da realização do Fórum de Direito Médico, ressalta Diogo, é a de abordar medidas preventivas do médico, com relação às questões judiciais. Outro ponto tratado é o pedido, formulado pelo CRM-MT, de participação na Comissão de Saúde do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. “Pedimos essa inclusão e contamos com o apoio da OAB-MT”.
Além de avançar nas tratativas para a realização do fórum, ficou acertada a realização de duas visitas de cortesia, uma da diretoria do CRM-MT aos diretores da OAB-MT e uma recepção ao corpo diretivo da Ordem na sede do Conselho.