O deputado estadual Eduardo Botelho (União) prevê um investimento de R$ 150 milhões na construção de uma estrutura que permitirá a subida ao paredão de Chapada dos Guimarães pela MT-030.
A rodovia é defendida por deputados estaduais como uma alternativa a longo prazo para fazer a ligação entre Cuiabá e Chapada no lugar da MT-251, que enfrenta deslizamentos no trecho do Porto do Inferno.
Mas vencer o paredão é o maior desafio do projeto.
Conforme o parlamentar, a rota alternativa exige a construção de um túnel ou de um viaduto na chegada da cidade turística. A obra, contudo, seria mais cara que a pavimentação asfáltica de todo o trajeto.
“O maior problema encontraremos para fazer [a obra] na chegada de Chapada. Temos que discutir qual o melhor caminho, se seria um túnel ou uma ponte suspensa, mas as duas são obras muito mais caras do que todo o asfalto. É uma obra caríssima que, talvez, fique entorno de R$ 150 milhões”, declarou.
Botelho quer que a Assembleia acelere a resolução dos processos burocráticos necessários para a viabilização da rota para que a construção dela seja feita até 2025.
“Essa questão da MT-030 é urgente. Queremos que licite esse ano e, se possível, comece. Se não der para começar, que já esteja tudo pronto para ano que vem essa obra ser feita e concluída, uma vez que ela dá para ser feita em um ano”, disse.
O deputado concluiu dizendo que a construção da rota alternativa seria menos burocrática, pois a obra não estaria dentro do Parque de Chapada, que é administrado pelo Governo Federal.
“Ali está fora do Parque de Chapada, não está dentro da área de preservação, então é tranquilo [fazer a obra]. É uma discussão ambiental com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente”, concluiu.
Rota alternativa
Após o Governo do Estado decretar, em dezembro, emergência sobre os deslizamentos de terra e rochas que aconteceram no Portão do Inferno, trecho turístico da MT-251, a possibilidade da MT-030 ser construída como rota alternativa voltou a ser discutida.
O projeto foi apresentando em 2008 pelo atual vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), que na época era deputado.
A via teria 49 quilômetros de extensão, mas nunca saiu do papel.
(MidiaNews)