O Athletico começou a Copinha de 2024 dando a maior goleada da competição até então. Nesta terça-feira (2), o Rubro-Negro derrotou o Sparta (TO) por 9 a 0, uma goleada importante para abrir caminho dentro do maior torneio de futebol de base do país. O destaque do jogo foi o atacante Walace, que marcou três gols.
A goleada começou a ser construída no primeiro tempo, quando o Furacão abriu 3 a 0. Walace fez dois gols e Felipe Chiqueti marcou mais um. Depois do intervalo, foi a vez de Sorriso (duas vezes), João Cruz (duas vezes), Walace e Lucca Prior, uma vez cada, fecharam o placar em favor dos paranaenses. A equipe é líder do seu grupo, já que Portuguesa-RJ e Catanduva empataram, mais cedo, pelo placar de 2 a 2.
O Furacão volta a campo na próxima sexta (5), quando enfrenta a Portuguesa-RJ, às 19h15. Se acaso vencer, o Athletico irá garantir automaticamente sua classificação para o mata-mata da Copinha.
Botafogo estreia com vitória na Copinha
O Botafogo começou com o pé direito a sua campanha nas Copa São Paulo. Afinal, na noite desta terça-feira (2/1), no Lanchão, em Francana, venceu o Tiradentes-PI por 1 a 0, gol do artilheiro Kayke, no segundo tempo. O jogo foi equilibrado. Afinal, o time piauiense mostrou boa estratégia ofensiva que evitou a maioria das jogadas do Alvinegro. Além disso, depois que levou o gol, teve pelo menos duas chances para empatar.
No outro jogo do grupo, a Francana derrotou o Rio Claro por 2 a 0. Com isso, o time anfitrião lidera com três pontos e saldo 2, seguido do Botafogo, com três pontos e saldo 1. Tiradentes e o Rio Claro estão com zero.
Botafogo sem sucesso no ataque
No primeiro tempo, o Botafogo mostrou pouco poder de finalização. E como o Tiradentes se mostrou um time muito bem postado defensivamente e com boa movimentação, a etapa foi marcada pelo equilíbrio. E o time do Rio ainda teve que lamentar a lesão de um de seus principais jogadores, Bernardo Valim (da Seleção Brasileira Sub-20), que saiu após um encontrão com o zagueiro Maycon. Sem ele, o time pouco fez. Tirando um lance já nos acréscimos, um chute de Rhuan, nada de muito perigoso conseguiu.
Fogão na frente. Depois, pressão piauiense
No segundo tempo, o Botafogo, com as entradas de Rafael Lobato e João Guilherme, o Glorioso voltou mais ofensivo. Aos cinco minutos, Lobato chutou da entrada da área e quase abriu o placar para os cariocas. Mas, aos oito, saiu o gol. Após cruzamento da esquerda, Lobato não conseguiu dominar, mas acabou dando um passe para Kayke chutar à queima-roupa do goleiro Ricardo. Fogão 1 a 0.
Ciente de que o Botafogo estava muito forte ofensivamente, o técnico Nildo Araújo colocou mais um zagueiro na vaga de um apoiador. Assim, reequilibrou o jogo e quase empatou numa cabeçada de Felipe Coutinho. Porém, a bola passou rente à trave direita do goleiro Heitor. Depois disso, a zaga do Fogão começou a falhar nos chuveirinhos. Assim, por pouco Alysson e Francisco não empataram o jogo. Fim de jogo e vitória do Botafogo. Mas o Alvinegro tem de mostrar mais bola se quiser buscar o caneco inédito da Copinha. (GE/Jogada 10)