Competição de base mais tradicional do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior chega a sua 54ª edição em 2024 e começa nesta terça-feira, com 128 times divididos em 32 grupos.

Seis jogos abrem o torneio, que termina no dia 25 de janeiro – aniversário da capital paulista. O local da final ainda não foi divulgado.

O Palmeiras, atual bicampeão da Copinha, estreia na quinta-feira, dia 4, contra o Queimadense, em Barueri (veja aqui a tabela completa da Copinha).

Veja a tabela desta terça e onde assistir aos jogos:

Grupo 2 (Catanduva)

  • 17h – Catanduva x Portuguesa-RJ (YouTube Futebol Paulista)
  • 19h15 – Athletico-PR x Sparta (sportv)

Grupo 5 (Franca)

  • 19h15 – Francana x Rio Claro (YouTube Futebol Paulista)
  • 21h30 – Botafogo x Tiradentes-PI (sportv)

Grupo 8 (Leme)

  • 17h – Ceará x Rondoniense (YouTube Paulistão)
  • 19h15 – Lemense x Gama (YouTube Futebol Paulista)

Confira os destaques do Cuiabá

Com um elenco composto por 25 jovens jogadores, o Cuiabá inicia a caminhada na Copinha 2024 nesta semana. Alguns destes nomes merecem atenção especial e, pensando nisso, o ge lista os principais destaques do Dourado para a disputa do maior torneio de base do Brasil.

taça, Copa São Paulo, Copinha, Copa São Paulo de Futebol Júnior, troféu, taça da Copinha — Foto: Rodrigo Corsi / FPF-SP

taça, Copa São Paulo, Copinha, Copa São Paulo de Futebol Júnior, troféu, taça da Copinha — Foto: Rodrigo Corsi / FPF-SP

Foram selecionados seis promessas da base auriverde, que têm perspectiva de fazer boa participação e, futuramente, render frutos ao clube – como foi o caso de Rikelme, que se destacou na edição passada, chegou à Seleção Brasileira Sub-20 e tornou-se titular absoluto de António Oliveira no time principal.

Rhyan

O jovem goleiro de apenas 17 anos está no Cuiabá desde os 14 e é tido como uma das grandes joias das categorias de base. Na temporada passada, ele foi titular da equipe sub-20 no Campeonato Brasileiro da categoria – arqueiro mais novo de toda a competição – e na Copa FMF, torneio profissional em que os garotos foram utilizados.

Rhyan em campo pelo Cuiabá — Foto: AssCom Dourado

Rhyan em campo pelo Cuiabá — Foto: AssCom Dourado

Na metade de 2023, Rhyan teve contrato renovado com o Dourado até final de 2028. Ele vai fazer sua estreia na Copinha.

Renan Carrasco

O zagueiro canhoto de 19 anos chegou ao clube na temporada passada, inicialmente cedido por empréstimo do Santo André. Um dos capitães do sub-20, disputou Campeonato Brasileiro e Mato-grossense da categoria, além da Copa FMF, e marcou dois gols.

Cuiabá adquiriu zagueiro Renan, do time sub-20 — Foto: AssCom Dourado

Cuiabá adquiriu zagueiro Renan, do time sub-20 — Foto: AssCom Dourado

Por conta do bom desempenho, teve os direitos econômicos adquiridos junto ao time paulista e assinou até fim de 2026. A multa rescisória estipulada em contrato é de 50 milhões de euros (mais de R$ 260 milhões).

Calebe

Aos 20 anos, o volante foi um dos principais nomes da base do Cuiabá em 2023. Possui capacidade tanto para defender quanto para atacar e marcou quatro gols em seis jogos na Copa FMF. Um de seus pontos fortes é o chute de média e longa distância e ainda é cobrador de pênaltis.

Calebe é um dos destaques do Cuiabá para Copinha 2024 — Foto: AssCom Dourado

Calebe é um dos destaques do Cuiabá para Copinha 2024 — Foto: AssCom Dourado

Foi contratado pela diretoria após disputar a Copinha passada pela Chapecoense. Promovido ao elenco profissional na metade do ano passado, foi relacionado para 19 jogos do Brasileirão, mas ainda não estreou na elite do futebol nacional.

Luiz Felipe

O meia de 19 anos é o camisa 10 do time. Chegou do Capivariano depois da Copinha 2023 e marcou quatro gols pelo sub-20 do Dourado na temporada passada, todos eles no Mato-grossense da categoria.

Luiz Felipe, meia do sub-20 do Cuiabá — Foto: AssCom Dourado

Luiz Felipe, meia do sub-20 do Cuiabá — Foto: AssCom Dourado

Esteve na lista de relacionados do técnico António Oliveira em três partidas da Série A do Campeonato Brasileiro.

Pablo

Pablinho, como é conhecido, foi um dos artilheiros do grupo em 2023. O ponta de 20 anos balançou as redes em dez oportunidades na temporada passada e ajudou o Cuiabá a conquistar o Mato-grossense sub-20.

Pablo comemora gol do Cuiabá contra o Operário VG — Foto: AssCom Dourado

Pablo comemora gol do Cuiabá contra o Operário VG — Foto: AssCom Dourado

Assinou com o clube após passagem pelo Democrata GV-MG e, pelo time principal, disputou duas partidas no Brasileirão, contra Atlético-MG e Cruzeiro, além de ter sido relacionado em outras quatro.

Dyego

Esperança de gols do Cuiabá na Copinha. O centroavante de 18 anos marcou 13 vezes na temporada passada e foi o artilheiro do sub-20 no ano. Goleador máximo do Mato-grossense da categoria na campanha do título, com 11 tentos, com outros dois na Copa FMF.

Dyego, artilheiro do Mato-grossense sub-20 pelo Cuiabá — Foto: AssCom Dourado

Dyego, artilheiro do Mato-grossense sub-20 pelo Cuiabá — Foto: AssCom Dourado

Revelado pelo Sport, o camisa 9 chegou ao Dourado em 2023 e rapidamente se tornou um dos grandes destaques no elenco.

O Cuiabá está no Grupo 22 da Copinha e estreia nesta quinta-feira, às 14h15 (de MT), contra o Patriotas-PR, no estádio Joaquinzão, em Taubaté. A chave ainda conta com Inter de Limeira e Taubaté.

(GE)