Já classificada para as oitavas de final, a França entrou com os reservas em campo, mas acabou sendo derrotada pela Tunísia por 1 a 0. O jogo foi válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Com chance de classificação, os africanos pressionaram e jogaram mais do que os franceses, que sem seus principais jogadores, acabou realizando uma partida muito abaixo do esperado. No último lance da partida, Griezmann chegou a empatar o jogo, mas acabou sendo anulado pela arbitragem.
Primeiro tempo
Precisando vencer para chegar pela primeira vez na história a uma oitavas de final, a Tunísia começou pra frente. Pressionando a marcação e buscando o jogo pelos lados de campo, os africanos tentaram abrir o placar e até conseguiram, mas Ghandri estava ligeiramente impedido ao completar cruzamento de Khazri. Já classificada e só esperando o tempo passar, a seleção reserva da França fez um dos piores tempos de uma equipe nesta Copa. Afinal, o time pouco conseguiu criar, sofreu com a pressão africana, principalmente com Camavinga que jogou improvisado na lateral-esquerda e acabou sendo inoperante no ataque. Coman teve a melhor chance das atuais campeões mundiais, mas acabou finalizando muito mal. Por fim, se a primeira etapa merecesse um vencedor, com certeza seria a Tunísia.
Segundo tempo
A segunda etapa começou da mesma forma que iniciou o primeiro tempo, com a Tunísia pressionando. E acabou dando certo. Fofana perdeu a bola no meio de campo e com um passe rápido, Laïdouni acionou Khazri, que limpou dois defensores e bateu rasteiro, no canto de Mandanda, para abrir o placar. Após o gol sofrido, Deschamps colocou alguns de seus titulares em campo, incluindo Mbappé. Na frente do placar, os africanos se fecharam e assumiram uma postura mais defensiva. Assim, os atuais campeões mundiais começaram a jogar pela primeira vez na partida.
Entretanto, a melhor chance aconteceu aos 43 do segundo tempo, quando Mbappé fez uma bela jogada individual, mas parou no goleiro. Na sequência, Dembelé chutou e a bola passou muito perto do gol. Por fim, a pressão quase deu resultado. No último lance do jogo, em bola alçada na área, a defesa tunisiana afastou mal e Griezmann pegou de primeira para deixar tudo igual. Contudo, o árbitro marcou impedimento e anulou o gol do camisa 7.
Entretanto, apesar do triunfo, a Tunísia não conseguiu a classificação. A equipe dependia de um empate entre Austrália e Dinamarca. Contudo, o time da Oceania acabou vencendo por 1 a 0 e avançou as oitavas de final.
TUNÍSIA 1X1 FRANÇA
Data: 29/11/2022, às 12h (de Brasília)
Local: Estádio da Educação (QAT)
TUNÍSIA: Dahmen; Ghandri, Talbi Meriah, Kechrida e Maaloul; Skhiri, Laidouni e Slimane (Abdi, aos 37’/2ºT); Ben Romdhane (Chaalali, aos 28’/2ºT) e Khazri (Jebali, aos 14’/2ºT). Técnico: Jalel Kadri
FRANÇA: Mandanda; Disasi, Konate, Varane (Saliba, aos 18’/2ºT) e Camavinga; Guendouzi (Dembelé, aos 33’/2ºT), Tchouaméni, Fofana (Griezmann, aos 27’/2ºT) e Veretout (Rabiot, aos 18’/2ºT); Coman (Mbappé, aos 18’/2ºT) e Kolo Muani. Técnico: Didier Deschamps.
Gols: Kahzri, aos 12′ do 2t (1-0)
Árbitro: Matt Conger (Nova Zelândia)
Auxiliares: Mark Rule (Nova Zelândia) e Tevita Makasini (Tonga)
VAR: Abdulla Al-Marri (Qatar)
Cartões amarelos: Kechrida (TUN) (GE)