Um quadro inusitado e até certo ponto visto como improvável vem acontecendo em Sorriso, a Capital Nacional do Agronegócio, no médio norte de Mato Grosso: antes quase reclusos, os eleitores do presidencável Lula (PT) estão “mostrando a cara”, na cidade.
E, entre os autores da provocação que levou muitos a se manifestarem, está o vereador Wanderley Paulo da Silva (PP), candidato a deputado estadual. Ele é filho de nordestino e radicado na cidade há décadas, onde já foi vice-prefeito e prefeito em exercício, além de vereador por vários mandatos.
No município famoso em todo o país e no mundo, como recordista em produtividade de soja, Wanderley Paulo ganha apoio da comunidade nordestina do nortão mato-grossense. A maioria dos eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva, com os quais mantém contato, prometem votos para Wanerley Paulo.
Sorriso está entre as cidades mais conservadoras do Brasil e, nas pesquisas realizadas até julho, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sempre despontou com folgada liderança, à frente dos demais. Só que agora, em especial nos bairros humildes, como São Matheus, São Domingos e Mário Raiter, entre outros, surgiram muitos eleitores do candidato do PT.
“Confesso que a recepctividade está muito acima da expectativa. Talvez estivesse faltando apenas um cutucão, quem sabe, para a tropa do Lula se declarar publicamente. E agora temos dado este cutucão”, observou ele, enquanto o carro de som tocava o jingle da Federação (PT, PV e Pcdob), durante caminhada na Zona Leste – a região que registra menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e maior incidênica de nordestinos dentro de Sorriso.
A Lei Federal 12.724/2012, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 16 de outubro de 2012, confere ao município de Sorriso, em Mato Grosso, o título de Capital Nacional do Agronegócio. E a lei foi sancionada pela então presidente Dilma Roussef (PT).
Wanderley Paulo disse para a reportagem do portal de notícias Cuiabano News que muitos se referem ao ex-presidente petista como “pai dos pobres” e que há desejo latente de “voltar a comer carne”.
“Não adianta morarmos no estado que mais produz grãos; e os pais e mães de família não terem casa e nem condições de pagar aluguel ou viver com dignidade”, justificou ele.
Na chapa do PP, onde os deputados estaduais Paulo Araújo e João Batista do Sidspen são considerados favoritos, Wanderley Paulo corre por fora e reconhece isso. “Estamos trabalhando dia e noite, com muita humildade, e vamos chegar até onde Deus permitir”, complementou ele para a reportagem do portal de notícias Cuiabano News.
Enquanto isso, nas manhãs de setembro, os jingles das campanhas de Lula e de Wanderley Paulo ecoam nas ruas e avenidas da Zona Leste de Sorriso.
(Crédito das Fotos: Cláudia Sarubo)