Dezenas de torcedores do Palmeiras, em Mato Grosso, estão engajados na Campanha Doe Sangue e Salve Vidas, promovida e coordenada pela torcida Mancha Alvi-Verde Subsede Cuiabá. A expectativa é de que até o final de julho pelo menos 50 litros de sangue ou mais, com diferentes fatores RH, tenham sido coletados por intermédio da galera palmeirense.

A doação de sangue é uma das muitas iniciativas sociais realizadas em Mato Grosso pela Subsede da Mancha Verde, que também promove atividades no Dia das Crianças, no Natal Social e em outras datas, dependendo da necessidade.

No embalo do ótimo momento vivido pelo Palmeiras, com vitórias históricas em direrentes competições, o presidente da Mancha Verde Cuiabá, professor Valdir Brito de Oliveira Júnior, avalia que os torcedores vão comparecer maciçamente, nas instituições credenciadas para coleta.  “É uma ação em  defesa da saúde pública. Estamos fazendo a convocação dos palmeirenses para se apresentarem e fazerem a doação”, observou ele.

Valdir de Oliveira lembrou que iniciativa do gênero, em julho de 2020, mesmo em meio ao auge da pandemia Covid-19, resultou na coleta de mais de 40 litros de sangue, em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

A vice-presidente da Mancha Verde Cuiabá, Ana Vitória – a Vick, destaca a função social da entidade e lembra que, por vezes, torcida organizada é vista com reservas, por setores da sociedade. “Já se tornou tradição o engajamento em luta por causas sociais. A torcida é sim, paixão pelo clube, mas é também um braço da sociedade”, ponderou Ana Vitória.

Desde o início da pandemia Covid-19, os hemocentros de Cuiabá e Rondonópolis estão com o estoque regulador de sangue abaixo do necessário.

Os componentes de uma bolsa de sangue servem para quem está no centro cirúrgico, hemofílicos, pacientes com câncer e transplantados. Mas, no Hemocentro Mato Grosso e outros bancos de sangue, o saldo do dia não bate a meta.

O nível dos estoques de sangue, hoje, está mais baixo do que no período crítico da pandemia. É que, com a reabertura, o número de doadores subiu bem menos que o de cirurgias eletivas agendadas. Muitos procedimentos foram adiados, nos últimos dois anos.

No Hemocentro Mato Grosso, o doador regular é identificado e ganha uma carteira. Para ganhar a carteirinha de doador basta ter de 16 a 69 anos, mínimo de 50 kg e bom estado de saúde. No dia da coleta, levar documento com foto e chegar no hemocentro descansado, com mínimo de seis horas de sono, e alimentado, mas sem comida gordurosa três horas antes.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

ALGUMAS PRECAUÇÕES

  • Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 18 anos completos  e 69 anos;
  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
  • Não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação;
  • As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE DA MANCHA VERDE CUIABÁ

Data: 4 a 15 de julho

Local: MT-Hemocentro, Rua 13 de Junho, n°1.055, Centro Sul, Cuiabá.

Horário: 7h30 às 17h30

Link para agendamentO:

 

http://mthemocentro.saude.mt.gov.br

Mais Informações:
65 36230044
65 984449870
65 999866024