O Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, que funciona dentro do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), realizou mais de 12 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2022. A unidade é porta aberta para pacientes em situação de urgência e emergência, que na maioria das vezes são trazidos por ambulâncias do município e Serviço de Atendimento Móvel ao Usuário – SAMU.

Neste primeiro quadrimestre de 2022, a produtividade da unidade foi significativa em vários setores. Foram realizadas 3.504 cirurgias de diversas especialidades e mais de 340 atendimentos por intoxicação e picadas por animais peçonhentos no Centro de Informação Antiveneno-CIAVE. Os pacientes que chegam ao pronto-socorro por situação de queimaduras são encaminhados para o Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, que funciona no HMC. Ao todo o CTQ recebeu 53 pacientes entre os meses de janeiro a abril deste ano.

Os exames laboratoriais somaram em mais de 207 mil neste primeiro quadrimestre de 2022. Foram realizados 23.214 raios-x, 10.249 tomografias, 2.073 ultrassons, 1.009 endoscopias, 401 colonoscopias e 504 ecocardiogramas, totalizando mais de 245 mil exames e procedimentos, tanto para pacientes internados como para aqueles que são atendidos pelo ambulatório.

As internações hospitalares nas enfermarias e Unidades de Terapias Intensivas – UTI’s somam o total de 2.691 internações entre os meses de janeiro a abril de 2020, além das internações pediátricas, que totalizam em 312, no primeiro quadrimestre deste ano. A média de permanência das internações é estimada em 9,29 dias.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a alta procura dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS demonstram a credibilidade no atendimento realizado. “O pronto-socorro é uma parte do atendimento realizado à população, dentro do Hospital Municipal de Cuiabá. Tenho o imenso orgulho de oferecer a nossa gente uma estrutura de ponta, a maior de todo o estado de Mato Grosso, com equipe treinada para atender pacientes que chegam com alta complexidade, vítimas de diversas patologias ou traumas”, enfatizou.

O serralheiro, Ronei Martins, 29 anos, veio para o pronto-socorro de Cuiabá, após sofrer acidente de moto. Ele é de Arenápolis, município com uma distância de 232 quilômetros de Cuiabá. “Fui trazido para o pronto-socorro de Cuiabá, porque no município onde eu resido não realiza procedimento cirúrgico ortopédico para situação de fraturas. Quero ressaltar a boa assistência que venho recebendo neste hospital. Realizei exames laboratoriais e de imagem e passei por duas cirurgias, possivelmente vou receber alta esta semana. Todos os profissionais e os médicos prestaram um bom atendimento, estou bem melhor”, ressaltou o paciente.

Segundo o diretor-geral do HMC, Paulo Rós, o pronto-socorro de Cuiabá é de extrema importância para salvar vidas. “Recebemos na unidade uma grande demanda, e conseguimos realizar com êxito a assistência e o cuidado necessários para salvaguardar a vida das pessoas, com todo o suporte que os pacientes precisam”, destacou.

O pronto-socorro de Cuiabá possuí 10 leitos na sala de reanimação, 20 leitos na sala de politrauma, 10 leitos na sala verde, 15 leitos na sala amarela, 10 leitos na sala de sutura, 20 leitos na retaguarda, 2 leitos no isolamento, 40 leitos na observação adulto e 04 leitos na observação infantil, totalizando 131 leitos. Já a estrutura geral do Hospital Municipal de Cuiabá, totaliza em 315 leitos.