Por maioria, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), reconheceu a justa causa para desfiliação do vereador de Brasnorte, Norberto de Paula Kovaleski Júnior, que era do DEM e com a fusão com o PSL e criação do União Brasil, se filiou ao Partido Liberal (PL). A votação aconteceu  durante sessão ordinária do Pleno do TRE, realizada de forma virtual.

Durante a votação, seguiu o entendimento de que na hipótese de fusão partidária de dois ou mais partidos deixam de existir para formar um terceiro completamente novo. Neste sentido, os estatutos dos partidos de origem são cancelados nos termos do artigo 50 da Resolução do TSE de 23.571 de 2018.

Leia Também:

– Investimentos em Brasnorte potencializam desenvolvimento da região Noroeste

– Medeiros e Claudinei vão destinar emendas para a construção de nova Delegacia de Polícia em Brasnorte

 

O que deixa claro que, com a criação do União Brasil, houve uma mudança substancial no programa partidário e nos rumos da sigla, com número de identificação própria, cores e desenhos, ideário, filosofia, extinguindo todo o programa ideológico do PSL e DEM. Assim, sendo declarada a existência de justa causa para a desfiliação de Norberto Júnior do DEM, sem prejuízo de perda de mandato.

O parlamentar comemorou a decisão do TRE-MT, pois com a criação do novo partido realmente houve mudanças partidárias significativas que o fizeram optar pelo PL, o partido o qual se filiou o presidente Jair Bolsonaro.

“Seguindo os meus princípios e valores, me filiei ao PL acompanhando o nosso presidente e indo atrás do que eu acredito. Sigo com lealdade à minha família e ao eleitor que me elegeu representante de Brasnorte para seguir defendendo o nosso povo em um partido em que foi muito bem recebido pelo senador Wellington Fagundes e o deputado federal Nelson Barbudo”, declarou Norberto, em agradecimento a Fagundes e Barbudo pelo convite para ingressar no PL.