Gomercindo Mendes da Rosa, com 100 anos, e Antônia de Moura da Silva, 98 anos, são dois pantaneiros da comunidade São Pedro de Joselândia (distrito de Barão de Melgaço). Apesar da idade avançada, ambos dão sinais de boa saúde e até dão dicas de longevidade. Mas além de morarem no mesmo povoado nos rincões do Pantanal de Mato Grosso, eles ainda têm em comum o desafios de darem prova de vida para manter o benefício que recebem junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Durante a ação do Ribeirinho Cidadão, projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso e Defensoria Pública do Estado, na comunidade na última semana, o juiz José Antônio Bezerra Filho esteve nas casas de Gomercindo e de Antônia. Na oportunidade, na última quinta-feira (5) os familiares dos idosos tiraram dúvidas quanto aos direitos de cada um.

– Casal se divorcia após 17 anos separados e menino faz CPF em ação do Ribeirinho Cidadão

– Ribeirinho Cidadão leva leitura, brincadeiras e até robótica a mais de 700 crianças pantaneiras

– Comunidade de Santa Elvira recebe atendimento dos parceiros do Ribeirinho Cidadão

Gomercindo era casado com Ana Paulina da Silva, que também chegou perto dos 100 anos de idade. O casal teve 11 filhos. O centenário recebeu a visita na área de sua casa. Andando com a ajuda de um andador, ele sentou em uma cadeira de fio, mesmo contando com a possibilidade de usar a cadeira de rodas. Agasalhado, o homem brincou sobre o frio atípico que fazia naquele dia (em torno de 18° C) e garantiu que todos os dias, faça frio ou faça calor, não deixa de tomar o guaraná ralado “com três águas”.
A família recebeu orientações sobre como realizar a prova de vida junto ao INSS e evitar que o idoso fique sem receber a aposentadoria. Com a digitalização do atendimento, é possível realizar tudo on-line, sem a necessidade de ir até um posto físico de atendimento.
Já o caso de Antônia e situação, é diferente, pois ela já fez a prova de vida e está com o benefício regularizado, mas não tem acesso ao dinheiro que cai em sua conta no banco. Acontece que a filha tinha a curatela da mãe e recebia o benefício, mas ela morreu em 2020, vítima de um câncer e agora a família tenta a mudança da curatela para o filho, José Geraldo da Silva. Os procedimentos para a mudança da curatela foram esclarecidos pela equipe do Ribeirinho durante a visita.
A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setasc enviou à expedição as servidores Roselei Hendges da Cruz, Paola Almeida de Oliveira e Evanildes Dias de Oliveira, todas com histórico de relevantes serviços prestados e qualidade no atendimento social.  Alguns dos serviços prestados pela Setasc são segunda via de certidões de nascimento casamento e óbito;  plastificação de documentos e  fotografias 3×4, para documentos.
Além do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, participam do Ribeirinho Cidadão, a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, a Secretária de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Casa Civil, Proteção e Defesa Civil – Mato Grosso, Secretaria de Estado de Segurança Pública, POLITEC – Perícia Oficial e Identificação Técnica, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, Grupo Especial da Fronteira – GEFRON – PMMT, Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental – PMMT, Corpo Musica da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Receita Federal, Juizado Volante Ambiental – JUVAM, Ministério Público do Estado de Mato Grosso Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, SESC Pantanal, Energisa, Cartório do 2º Ofício de Santo Antônio de Leverger, Cartório de Registro das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Barão do Melgaço, Consórcio Regional de Saúde – Saúde Sul Mato Grosso, Marinha do Brasil e NUPEMEC – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.

 

(Andhressa Barboza / Fotos: Alair Ribeiro / Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT / imprensa@tjmt.jus.br)