É inegável que o ano de 2021 para o Atlético vai ficar marcado para sempre na história do clube. Campeão brasileiro, da Copa do Brasil e mais recentemente da Supercopa do Brasil, o torcedor viu o time erguer todas as taças que disputou em competições organizadas em solo brasileiro. Entretanto, faltou apenas um detalhe para a temporada ser perfeita para o Galo: derrotar o arquirrival Cruzeiro.
No único embate disputado no ano passado, uma vez que o arquirrival não chegou à final do Mineiro e segue na Série B do Brasileiro, o Alvinegro saiu derrotado por 1 a 0, pela primeira fase do Estadual, na partida que marcou os 100 anos do clássico.
O resultado teve reflexos no Atlético, considerado favorito no duelo. O técnico Cuca, que tinha apenas cinco jogos desde o retorno ao clube, chamou a responsabilidade para si diante da derrota e foi muito cobrado pelos torcedores, pedindo um voto de confiança.
Após o fim do Estadual, conquistado pelo Galo, a equipe se ajustou e fez a melhor campanha na Libertadores, sendo eliminado apenas na semifinal por conta do gol qualificado, marcado pelo Palmeiras, no Mineirão. Nos campeonatos disputados pelo clube apenas no Brasil, ninguém parou o Atlético.
Agora, o Galo reencontra seu rival em jogo que vale a liderança do Campeonato Mineiro. Os dois times dividem a ponta da tabela, ambos com 19 pontos. A partida está marcada para o próximo domingo (06), às 18h, com mando do Atlético. (Jogada 10)