Examinem também a qualidade da terra, se é boa para plantar ou não. Vejam se há matas. Tenham coragem e tragam algumas frutas da terra. Números 13:20

Deus disse a Moisés que escolhesse os melhores homens para espionar a terra que Ele tinha prometido para o seu povo. Moisés, no deserto de Parã, obedeceu a Deus e escolheu os homens.

Eram 12 homens, um representante de cada tribo, e líderes das tribos.

Leia Também:

– Sofra as penalidades
– Será que existe sorte?

– Foco!
– Mudando a comunicação com a neurolinguística

– A preocupação de Deus

– Mural de distração

– Oportunidades!

– Seja ensinável

– Vale a pena ficar na zona de conforto?

– Desceu porque quis

– Um novo hábito!

– Diga “não”!

– Dê o seu melhor

– Uma mente veloz

– Cuidado com o orgulho!

– Como melhorar a concentração?

– Não pare!

– O melhor seguro de vida

– Ninguém foge de Deus

– Inteligência emocional

– Série Governantes: Faça a sua parte!

-Trabalho remoto com Alta Performance

-Afirmação e reafirmação

-Sucesso consistente

-A melhor oportunidade

-Não durma no ponto

-Quem é você?

-I have a dream

-O futuro sem temor

-Ser grato

-Treino é treino, jogo é jogo

-Produza frutos

-Olhe de outra forma

-Eu consigo falar em público

-Vença a tensão

-A possibilidade da reconstrução

-Faça o que precisa ser feito

-Seja um tijolo em construção

-Comportamento motivacional

-Você é insubstituível
-O que você quer que eu lhe faça?
-A picada da cobra
-Lei da ação versus reação

-O que você quer que eu lhe faça?

-Efeito pigmaleão

 

Os 12 espiões fariam o papel de peritos e auditores, pois a mensagem dada era para observar a terra, verificar quem morava nela, se eram muitas pessoas, se existiam gigantes, se as cidades eram muradas, se havia frutos, se a terra era boa para plantar etc.

Além dessas funções, eles deviam trazer frutos de lá, isto é, prova material do que continha aquela terra.

Moisés, ao final do discurso, conforme Números 13:20, disse: “Examinem também a qualidade da terra, se é boa para plantar ou não. Vejam se há matas. Tenham coragem e tragam algumas frutas da terra”. Estava na época da primeira colheita de uvas.

Aquele povo, depois de 400 anos como escravos, já estava próximo de conquistar a Terra Prometida por Deus. Que privilégio! A euforia devia ter se alastrado por todo aquele povo.

O fato de ser líder e ainda ser escolhido para ser um espião era um grande privilégio. Nós estamos falando dos melhores homens do povo de Israel.

No texto não diz que alguns foram escolhidos e que recusaram o convite. Isso serve de lição para nós hoje. Quando Deus escolhe, jamais devemos recusar o Seu convite. Deus sabe o que é melhor para nós. Se entendemos que não temos competência, fique tranquilo, pois, quando entregamos tudo nas mãos dEle, Ele realiza maravilhas para todos nós.

Mesmo escolhendo os melhores líderes, os mais preparados, Moisés os motivou, pois sabia da dificuldade que iriam enfrentar na terra de Canaã, e disse a cada um: “Tenha coragem, seja forte!”. Um líder sempre deve motivar e incentivar os seus liderados, e foi justamente o que Moisés fez.

E você, tem aceitado o convite de Deus para sua vida? Deus escolheu você para liderar, primeiro a sua vida, e depois as vidas das demais pessoas.

O nosso Deus nos motiva todos os dias para que possamos ser fortes, que possamos ter coragem para enfrentar os maiores desafios desta vida. Deus sabe o que é o melhor para você, por isso te escolheu e te salvou.

Se você voltar ao passado, sabe que no contexto da história você também seria escolhido por Deus. Ele ainda nos escolhe todos os dias para sermos os seus filhos. Que grande oportunidade e privilégio!

Estamos nesta terra como escolhidos, em um mundo estranho para nós, mas que podemos sempre averiguar tudo o que ocorre por aqui, e sermos fortes, aguentarmos firmes, mesmo nas dificuldades. O nosso papel é apenas relatar para Deus o que existe neste mundo, mesmo que Ele já saiba de tudo. No mais, deixe com Ele, pois unicamente Ele tem o poder para efetuar grandes maravilhas em nossas vidas.

 

*FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA   é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT.   Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”,  “A arte de ser feliz”  e  “Singularidade”.

INSTAGRAM:              @francisneyliberato

CONTATO:                    fawww.facebook.com/profile.php?id=100004779404481

SITE:                                  www.francisney.com.br