O Cruzeiro tem tudo para jogar a terceira temporada consecutiva na Série B. Com 31 pontos, a Raposa ocupa a 13ª posição da tabela. Apesar das poucas chances de acesso, o goleiro Fábio ainda acredita no retorno à elite do futebol nacional.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade do clube celeste voltar à Primeira Divisão é menor do que 1%. O mau desempenho na primeira metade do campeonato e a grande quantidade de empates (13) pesam contra os mineiros na batalha pelo G-4.
Mesmo assim, o arqueiro celeste afirma que, enquanto os números permitirem, o foco do elenco estará em disputar a Série A na próxima temporada.
– Só nós que amamos o clube sabemos quão grande é essa responsabilidade e quanto é árduo em todo jogo ter que recuperar pontos que, infelizmente, a gente não conseguiu, principalmente no primeiro turno, por vários fatores.
A chegada de Vanderlei Luxemburgo à Toca da Raposa foi um divisor de águas. A equipe melhorou de rendimento e, de acordo com Fábio, passou a ter um espírito vencedor.
– Não adianta a gente ficar pensando nas dificuldades a longo prazo e, sim, vivenciar o melhor dentro de cada jogo. Quando tiver a oportunidade de jogar, buscar a vitória para que a gente venha a diminuir essa distância do G-4 e aumentar a nossa confiança e a do nosso torcedor.
Torcida do Cruzeiro na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas — Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
As chances de acesso são baixas, mas o veterano afirma que aqueles que realmente amam o clube sempre vão acreditar na ascensão cruzeirense até o fim.
– Quem ama o Cruzeiro acredita desde o início, não deixa de acreditar enquanto tiver a possibilidade, e por isso estamos aqui. Se fosse pelas coisas negativas que passaram nessa temporada também, quem não é torcedor já tinha se desiludido e não estava apoiando o time como vem apoiando ao longo do restante da temporada.
O próximo compromisso do time estrelado é contra o CSA, no domingo, às 16h (de Brasília), no Independência, com a presença da torcida nas arquibancadas do Horto. (Globo Esporte)