O meia-atacante Arrascaeta, do Flamengo, testou positivo para coronavírus e foi retirado dos jogos do Uruguai contra Paraguai e Venezuela, pelas próximas rodadas das eliminatórias. Para o seu lugar, a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) chamou o atacante Brian Ocampo, do Nacional-URU.
De acordo com a AUF, Arrascaeta se apresentou à seleção na última segunda-feira com um teste negativo. No entanto, o jogador, de 27 anos, fez novo teste nesta terça e foi diagnosticado com a doença. Ele vai permanecer em isolamento por 14 dias e, por enquanto, segue na lista do Uruguai para a Copa América.
Arrascaeta será testado novamente na quarta-feira. O jogador testou negativo antes dos jogos contra Vélez e Palmeiras, na última semana, e também antes de embarcar para Montevidéu, num procedimento padrão.
O primeiro teste feito pelo uruguaio deu resultado inconclusivo. Logo depois, com a mesma amostra, deu positivo. Os departamentos médicos da seleção uruguaia e do Flamengo se comunicaram, e o chefe do DM do Flamengo, Marcio Tannure, passou o histórico do atleta.
Os departamentos desconfiam da possibilidade de ser um falso positivo. Arrascaeta segue isolado num hotel até o novo resultado.
Arrascaeta foi titular do Flamengo na vitória por 1 a 0 contra o Palmeiras no último domingo, no Maracanã. Na segunda-feira, viajou a Montevidéu e se apresentou normalmente à seleção uruguaia. Ele participou da atividade comandada pelo técnico Óscar Tabárez e conversou com o treinador.
No último dia 24, o jogador do Flamengo visitou a Rocinha, comunidade da Zona Sul do Rio de Janeiro, e apareceu em vídeos sem máscara com moradores da região.
Arrascaeta cercado de crianças na Rocinha, em registro do último dia 24 — Foto: Reprodução
É a segunda vez que o meia-atacante uruguaio testa positivo para a doença. Ele se infectou pela primeira vez no ano passado, antes do surto que afetou o Flamengo, em setembro de 2020. Em sua apresentação à seleção uruguaia, Arrascaeta manifestou ao programa “La Ora Deportiva”, da rádio “970 Universal”, sua preocupação com a realização da Copa América no Brasil.
— O mundo está vivendo, a dificuldade que estamos vivendo, poucos países tem condições. Eu acho que agora não é o momento indicado para jogar. Mas nós não podemos fazer nada — disse Arrascaeta.
O Uruguai enfrenta na próxima quinta-feira o Paraguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu, às 19h. Depois, no dia 8, vai encarar a Venezuela, em Caracas, às 19h30. Os dois jogos têm transmissão do SporTV.
A seleção do Uruguai está em quinto lugar na tabela de classificação das eliminatórias sul-americanas, com seis pontos. A Celeste obteve duas vitórias e duas derrotas nos quatro primeiros jogos.
Na Copa América, o Uruguai está no Grupo A, que tem também Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. A estreia dos uruguaios seria apenas no dia 17 de junho, contra os argentinos, em local ainda a ser definido. (Globo Esporte)