A Macaca foi bem no primeiro tempo e saiu na frente, com gol de João Veras. Sob temporal em Itaquera, o Timão conseguiu a virada com gols de Mateus Vital e Jô. Este último aproveitando rebote do pênalti que ele mesmo perdeu. Alívio para o domingo do Timão mesmo com tantos problemas.
Como fica?
O Corinthians chega aos cinco pontos e assume a liderança do Grupo A, enquanto a Ponte permanece com um ponto só, em terceiro lugar no Grupo B.
Muitos desfalques, velhas caras
O Corinthians teve 14 baixas por causa da Covid-19, incluindo nomes como Cássio, Fagner e Fábio Santos. Em meio a garotos e um time bem mudado, brilharam caras conhecidas da torcida: Mateus Vital foi o melhor em campo, criou chances e fez um golaço no segundo tempo, enquanto Jô entrou já sob chuva, foi importante e perigoso na bola aérea e marcou o gol da vitória, aproveitando rebote de pênalti.
Central do Apito
Sálvio Spinola, comentarista dos canais Globo, viu falta de João Veras em Jemerson no lance do gol da Ponte Preta. Em campo, o árbitro Raphael Claus chegou a esperar análise do VAR, mas confirmou o gol pouco depois. Sálvio explicou o lance: “Para mim tem uma carga do João Veras no Jemerson, na hora que ele pula. Desequilibra o jogador do Corinthians, deveria ser marcada a falta na origem do gol”.
Já o pênalti sofrido por Mateus Vital, que originou o segundo gol do Corinthians, ele disse ter sido bem marcado: “Muito atrasado o Claus, mas é pênalti, carga, não tem disputa da bola, vai só nas costas do Vital. O pênalti é correto, a falta existiu”.
Primeiro tempo
Muito desfalcado, o Corinthians começou com João Victor na lateral direita e Bruno Méndez na esquerda, dois zagueiros, tirando a profundidade pelos lados do campo. Assim, o jogo do Timão foi tentar aproximações e trocas de passes pelo meio – Mateus Vital buscou isso, mas Luan, titular novamente depois de três meses, esteve apagado.
A Ponte roubou bolas e levou perigo na transição, aproveitando a lentidão do meio-campo corintiano. Esses espaços permitiram um longo lançamento de Ruan Renato para João Veras, que se livrou de Jemerson, tirou de Gil e abriu o placar minutos depois de entrar na vaga do lesionado Paulo Sérgio.
O Corinthians só melhorou depois disso e, na primeira troca de passes paciente, achou lindo chute de Mateus Vital para empatar o duelo em Itaquera.
Segundo tempo
O temporal do intervalo em Itaquera prejudica qualquer análise, mas Vagner Mancini tem mérito ao fazer substuições que o jogo “pedia”, lançando Jô para disputas pelo alto e Otero para chutes de longe e bola parada.
O venezuelano deu trabalho ao goleiro Luan em falta de longe, e na sequência quase marcou gol olímpico. Pouco depois, em nova bola levantada na área, Mateus Vital sofreu pênalti, que Jô cobrou, Ivan defendeu, mas viu a bola voltar nos pés do corintiano.
O Timão administrou bem o 2 a 1 até a expulsão de Cantillo, por pisão em Moisés. A Ponte pressionou no fim, mas Matheus Donelli fez boas defesas e garantiu o placar.
Próximos jogos
O Corinthians tem semana livre e só volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o São Caetano fora de casa, pela quarta rodada do Campeonato Paulista.
Já a Ponte Preta estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira, contra o Gama, do Distrito Federal, na casa do rival, às 15h30 – o jogo é único e válido pela primeira fase do torneio.