Sport e Grêmio vivem cenários opostos na Série A, mas ambos tinham algo a provar quando entraram em campo na Ilha do Retiro. De um lado, o Rubro-negro trabalhou para manter a reação e se afastar do Z-4. De outro, o Tricolor buscou dar resposta após a eliminação na Libertadores. O confronto teve pênalti cometido pelo mandante e expulsão do visitante, mas as equipes terminaram conseguindo parte do que queriam: Sport e Grêmio empataram por 1 a 1, com gols de Dalberto e Pepê.
Expulsão… e pênalti marcado pelo VAR
Tanto Sport quanto Grêmio tiveram complicações na partida. O Tricolor – que entrou com uma escalação mistra – teve o zagueiro e capitão, Kannemann, expulso, no início do segundo tempo. Aos 27 minutos foi a vez do Sport. O volante Marcão cometeu um pênalti, que foi marcado pelo VAR e terminou convertido por Pepê, dando o empate ao visitante. Na confusão, o auxiliar técnico do Leão, Emílio Faro, ainda foi expulso.
Homenagem a Marivaldo
O Sport fez uma homenagem a Marivaldo, vencedor do Fifa Fan Award 2020 por andar 60 quilômetros a pé para acompanhar aos jogos do Leão. O time tinha o nome do torcedor estampado nas camisas, que serão vendidas e terão o valor da venda revertido para o rubro-negro.
Thiago Neves x Grêmio
O confronto marca o reencontro de Thiago Neves com o Grêmio, que demitiu o meia em uma saída polêmica três meses atrás. Ele entrou como titular no Leão, mas não voltou a decidir – como na última rodada. Foram duas finalizações do meia-atacante, sendo uma com perigo, mas que terminou indo para fora, aos 11 do segundo tempo.
Primeiro tempo
Os primeiros minutos foram de um duelo equilibrado, mas não demorou até as redes balançarem. Aos nove, Mugni saiu em arrancada da grande área e armou uma jogada com Patric para deixar Dalberto livre para marcar pelo Sport. O Grêmio teve uma chance com Cortez pouco depois e Júnior Tavares salvou perto da linha. Daí para frente, o Tricolor manteve maior posse de bola, mas só criou com qualidade aos 40, quando Churín cabeceou por cima do gol de Luan Polli. Os visitantes ainda tiveram esperança em um possível pênalti revisado pelo VAR, mas o árbitro autorizou o escanteio. Sem mais mudanças, as equipes saíram para o intervalo com o Sport vencendo por 1 a 0.
Segundo tempo
Apesar da diferença no placar, o Sport não diminuiu o ritmo. Voltou com a marcação mais adiantada, enquanto o Grêmio tentava se encontrar. De um lado, o Leão teve uma nova chance com Mugni. De outro, o Tricolor se complicou ao ter o zagueiro e capitão Kannemann expulso. Ambas as equipes perderam chances de finalização, até que o Grêmio ganhou a melhor oportunidade com um pênalti cometido por Marcão. Aos 27, Pepê empatou para o Tricolor. Depois disso, o ritmo da partida caiu.
COMO FICA
O Sport subiu para 14º colocado, com 29 pontos – quatro acima do Z-4. A equipe ainda pode ser ultrapassada por Athletico e Bahia, que jogam nesta rodada. O Grêmio, por sua vez, subiu duas colocações e está em quarto, com 42 pontos. O Palmeiras – um ponto abaixo – joga com o Internacional neste sábado.
PRÓXIMOS JOGOS
Na 27ª rodada, o Sport visita o Goiás, às 19h do sábado. O Grêmio, por sua vez, recebe o Atlético-GO na Arena, às 20h30 do próximo domingo. (Globo Esporte)