Um total de 318 presos que cumpriam pena no antigo presídio do Capão Grande, em Várzea Grande, foram transferidos para uma nova unidade que fica localizada em frente à Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, na noite deste domingo (5). O motivo é que a unidade da cidade vizinha é antiga, apresenta inúmeros problemas na estrutura e vários presos estavam fugindo com frequência do local, como ocorreu neste fim de semana. A transferência dos presos também atende a uma determinação da Justiça.

“Temos uma decisão do juiz da execução penal, doutor Geraldo Fideles, que deu um prazo de 120 dias para que o governo do Estado fizesse essa transferência. É uma unidade muito antiga, não oferecia condições de trabalho, condições de ressocialização dos reeducandos e estava com problemas na estrutura física. Tínhamos lá uma passarela que não tinha mais condições de ser utilizada, estava balançando. Fui pessoalmente, fiz uma vistoria nessa unidade e constatamos todas as deficiências”, explicou o secretário de Segurança Pública, César Roveri, em entrevista à TV Centro América nesta segunda-feira.

Segundo Roveri, a unidade para qual os 318 presos foram transferidos é uma “unidade moderna”, que conta com 432 vagas e camas para todos os presos. A transferência ocorreu em uma operação durante à noite de domingo, para que “não afestasse a cidade”.

Transferências presos

“Trouxemos [para] essa nova unidade para que não atendesse só a determinação judicial, mas tudo que determina o sistema penitenciário”, afirmou.

“São 318 reeducandos. Fizemos uma grande operação de segurança pública. O sistema penitenciário esteve à frente, junto com a Polícia Militar, Ciopaer […] para que pudéssemos fazer uma transferência com tranquilidade e segurança, para que não afetasse a cidade. Todos se encontram nessa nova unidade, que é moderna e melhor para os servidores e reeducandos”, completou Roveri.

O presídio do Capão Grande será fechado e, segundo César Roveri, será construída uma nova unidade também com 432 vagas, monitoramento de segurança e trancas automáticas. Não foi indicado um prazo para início das obras.

FUGAS

A mais recente fuga de presos do presídio do Capão Grande foi registrada neste domingo, quando oito fugiram por um buraco cavado em uma das celas. Contudo, cinco foram recapturados e outros três, identificados como Alexandre Pacheco, de 27 anos, Ezequias Narciso Silva, de 41 anos, e Everton Venancio do Nascimento, de 22 anos, seguem foragidos.

“Estamos intensificando as buscas […] para que esses reeducandos possam reintegrar o sistema e cumpram suas penas”, finalizou Roveri.

(HNT)