O zagueiro Miranda anunciou nesta quarta-feira que se aposentou no futebol. Aos 38 anos de idade, o agora ex-jogador tomou a decisão dois meses após deixar o São Paulo, em sua segunda passagem pelo clube onde é ídolo.

O anúncio foi feito pelas redes sociais:

– Estou aqui para contar para vocês que chegou o momento de dizer adeus. Se o futebol fosse uma pessoa, depois de tudo que vivi, diria que foi emocionante, que vivemos uma coisa inexplicável, mas chegou o momento de ser o João Miranda. Tudo o que fiz, tudo o que conquistei, foi de maneira honrosa, digna – afirma Miranda em vídeo.

Pelo Tricolor, foi tricampeão brasileiro, entre 2006 e 2008, e chegou à Seleção – foi titular na Copa de 2018, na Rússia, e campeão da Copa América, no ano seguinte.

Na Europa, defendeu primeiro o Atlético de Madri, entre 2011 e 2016, com cinco taças, um Espanhol e uma Liga Europa entre eles, e depois se transferiu para a Inter de Milão, onde atuou até 2019.

Antes de voltar ao São Paulo, em 2021, esteve na China, no Jiangsu Suning. No retorno ao Morumbi, já veterano, ainda ajudou o time a encerrar um jejum de mais de oito anos sem títulos com a conquista do Paulistão.

Miranda levanta o troféu de campeão paulista pelo São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Miranda levanta o troféu de campeão paulista pelo São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Em 2022, sob o comando do técnico Rogério Ceni, foi reserva no São Paulo e, no fim do Brasileiro, não teve o contrato renovado.

Pelo Tricolor, o clube onde mais jogou, Miranda fez 342 jogos e 12 gols. (GE)