Craque histórico do Barcelona e da seleção espanhola, o ex-meio-campista Xavi recebeu contato da CBF para auxiliar Tite na preparação da seleção brasileira até a Copa do Mundo do Catar. A informação foi publicada pelo jornal “As”, da Espanha. Xavi renovou contrato com o Al Sadd até junho de 2023.

ge procurou a CBF para buscar informações sobre a tentativa de ter Xavi na comissão técnica de Tite. Os contatos foram feitos diretamente pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, num primeiro momento e seguiram através de um intermediário da CBF.

Não chegaram, porém, a tratar de salário na comissão de Tite. O periódico espanhol contou ainda que Xavi poderia ser alçado a técnico da seleção brasileira, no lugar de Tite, depois da Copa do Mundo de 2022.

Em nota, a CBF informou que “aconteceram conversas preliminares entre a CBF e o ex-jogador e atual treinador Xavi para assumir o posto de auxiliar técnico da Seleção Principal. Nenhum detalhe de maior profundidade como valores, prazos de contrato nem garantias sobre seu futuro profissional foram negociados. Os diálogos aconteceram com o conhecimento e aprovação do coordenador Juninho Paulista e do técnico Tite e seriam levados adiante após conversas entre Tite e Xavi.”

Existia previsão de conversa, posterior ao contato de Caboclo, com Tite para troca de ideias. Mas não houve tempo para novas conversas. Xavi, que também recebeu contato do Borussia Dortmund, conforme informação do “As”, preferiu seguir no futebol catariano.

Entusiasta de treinadores estrangeiros no futebol brasileiro, Caboclo, que vive grave crise dentro da CBF, tem boa relação com Tite e o respaldou antes da Copa América de 2019 – o dirigente renovou contrato até a Copa de 2022 depois da derrota para a Bélgica, na Copa da Rússia.

Tite perdeu Sylvinho – e o analista de desempenho Fernando Lázaro – na comissão técnica e o substituiu, mais recentemente, por César Sampaio, ex-jogador da seleção brasileira. Outros auxiliares são Cleber Xavier, antigo membro do time de Tite, e Matheus Bachi, filho do treinador. A comissão de Tite ainda tem o preparador físico Fabio Mahseradjian, Thomaz Koerich e Bruno Baquete. (Globo Esporte)