Fotos: Divulgação

Antes do anúncio da Prefeitura de Cuiabá em regularizar as áreas do Contorno Leste, neste sábado (30), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) – por meio do deputado estadual Wilson Santos (PSD) – realizou a 8ª edição do Mutirão da Cidadania Social na região, em Cuiabá, no Centro Comunitário do Jardim Esperança 2. A ação ofertou mais de 20 serviços para os moradores, em que envolveu a participação direta de entidades públicas e privadas.

“Essa é a nossa grande satisfação, não ter perdido o nosso vínculo com o nosso público mais humilde e vulnerável. Nosso mandato é por um Mato Grosso mais justo para todos. E não um estado concentrador de renda que mostra ao mundo o seu potencial em produção de alimentos e não mostra a fila dos excluídos. Meu mandato é em favor dos mais humildes e daqueles que mais precisam. Precisamos equilibrar essa balança e trabalhando em favor da construção de políticas públicas compensatórias que garantam qualidade de vida e dignidade ao cidadão”, comentou o parlamentar.

De acordo com a presidente da Associação de Moradores do Jardim Esperança 2, Sirley Valetin, o mutirão chegou em uma boa hora, pois a região é muito carente. “O Wilson está de parabéns com este mutirão. Foi tudo maravilhoso! A comunidade tem mais dificuldade para ter acesso a atendimentos médicos e dentistas. Na verdade, em toda a área da saúde e o mutirão trouxe para nós. Ele é um grande parceiro e estendeu a mão para nós”, declarou.

O morador Vanderlei Luiz aproveitou alguns serviços e levou os cinco filhos para ter um momento diversão em espaço específico de recreação. Já, a moradora Neide Ferreira Valetin ficou muito feliz de ver os amigos da região participando do mutirão e conseguido ser atendidos em serviços que, muitas vezes, estão bem distantes da região, principalmente na área da saúde.

No evento, a comunidade pôde aproveitar diversos atendimentos gratuitos, entre eles: consultas médicas, aferição de pressão e glicemia, orientações jurídicas, emissão de documentos (RG e CPF), atualização do CadÚnico e do Bolsa Família, balcão de emprego, corte de cabelo, serviços de beleza, vacinação antirábica para cães e gatos e atividades educativas. Dentre os parceiros, estão a Defensoria Pública, Instituto Gallo Ensina, Prefeitura de Cuiabá, Politec, Angeli com o projeto “Nos Limites da Natureza”, além de voluntários e lideranças comunitárias que são essenciais para que o projeto siga crescendo e alcançando cada vez mais pessoas.