O senador Wellington Fagundes (PL) lidera a corrida pelo Senado em Mato Grosso. É o que mostra a pesquisa do Instituto Ideia divulgada neste sábado (27).
Se a eleição fosse hoje, o congressista venceria a corrida com 31% dos votos. Em segundo lugar aparece o candidato Neri Geller (PP), que tem 12% das intenções. O terceiro mais lembrado é o produtor rural Antonio Galvan (PTB), com 5%. Jorge Yanai (DC) tem 4%, enquanto Feliciano Azuaga (Novo) marcou 2%. José Roberto (Psol) e Kássio Coelho (Patriotas) têm 1%.
No levantamento, 15% das pessoas disseram que vão votar nulo enquanto outros 29% não souberam ou não responderam à pergunta.
Os números são referentes à modalidade de pesquisa estimulada, em que o eleitor é apresentado a uma lista de candidatos.
Na espontânea, onde o entrevistado apenas fala o nome do seu candidato, Wellington tem 6%, enquanto Neri e Galvan aparecem com 1%.
O candidato mais rejeitado conforme a pesquisa é Neri, que não seria votado de jeito nenhum por 13% dos eleitores. Wellington vem em segundo com 8%, seguido de Galvan (4%), Feliciano (2%). O restante marcou menos de 1% ou não pontuou.
A pesquisa entrevistou 1 mil eleitores entre os dias 21 e 26 de agosto. A margem de erro estimada é de três pontos percentuais para mais ou menos, com índice de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-08026/2022 / BR-09165/2022.
Fonte: MidiaNews