Alguns dos principais candidatos à Assembleia Legislativa de Mato Grosso disputam palmo-a-palmo os cerca de 60  mil votos de Sorriso e mais de 130 mil, na região. Em alguns nixos de estudos governamentais, a região é tratada como “ilha de prosperidade”, por concentrar uma das maiores rendas per capita de Mato Grosso, mas existem – e são ignorados – inúmeros bolsões de pobreza.

E é no meio dos menos favorecidos pela sorte que, em eleições, transitam com desenvoltura o vereador Wanderley Paulo (PP), candidato a deputado estadual, e  o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As pesquisas de opinião pública sobre tendência do eleitorado mostram disputa acirrada, em Sorriso, para deputado estadual, principalmente entre os candidatos considerados “puxadores de voto”.

E, neste rol, se enquadram os vereadores Leandro Damiani (PSDB) e Wanderley Paulo, e o atual deputado Xuxu Dal’Molin (PSC), todos com   índices respeitáveis de intenção de voto.

Parcela considerável da imprensa de Sorriso, assim como o prefeito Ari Lafin (PSDB) e alguns líderes do agronegócio, apostam suas fichas em Leandro Damiani.

Só que Wanderley Paulo é carismático e entra forte na Zona Leste (Grande São Domingos) e na região do São José, onde a maior parte do eleitorado é majoritariamente de baixa renda e oriunda do Nordeste.

Além disso, Wanderley Paulo possui serviços prestados à região, em especial, ao municípios. Foi ele um  grandes articuladores do movimento  que resultou na duplicação e conservação da BR-163, cortando o perímetro urbano.

Quando foi vice-prefeito de Sorriso, organizou e corodenou a criação da Cooperativa dos Prestadores de Serviço de Sorriso (Cooperservs). E, ainda, conquistou  emendas parlamentares, contribuído muito com o crescimento da cidade.

Na conta dos especialistas, o candidato que conquistar 40% dos votos válidos, em Sorriso, pode comprar o terno, para a posse, em cerimônia prevista para o dia 1 de fevereiro de 2023, no Edifício Dante Martins de Oliveira, em Cuiabá.