Principal líder do elenco auriverde, Walter falou com a imprensa na tarde desta quarta-feira. Após uma vitória e um empate, o goleiro afirmou que a confiança do elenco do Cuiabá aumentou para a sequência e fez questão de tranquilizar a torcida a respeito da permanência na Série A.

No clube desde 2021, Walter foi peça fundamental nos três primeiros anos do Dourado na elite nacional. Acostumado ao cenário de luta contra o rebaixamento, o capitão comparou com a temporada de 2022, quando o clube se salvou já nas últimas rodadas.

– Com essas mudanças que aconteceram, a chance de sair dessa situação aumentou. Para as ideias que sempre foram colocadas nos outros anos, estamos neste caminho. Lógico que é uma situação difícil, em 2022, nesta mesma rodada, a gente estava com 25, 26 pontos e fizemos 12 pontos em cinco rodadas no final. Ninguém acreditava também que a gente conseguiria. Tem que ter confiança, manter a cabeça no lugar, sabemos que a situação é difícil, mas sabemos também que, pelo trabalho que está sendo feito nessas últimas duas partidas, tudo pode voltar à normalidade e a gente conseguir sequência de vitórias.

Questionado sobre o aumento de erros neste ano, Walter analisou como a má fase coletiva do time pode afetar o rendimento individual. O goleiro reconheceu que poderia ter melhores atuações em determinados jogos, mas disse que nem sempre é possível sair como herói.

– Passei anos aqui no Cuiabá, e errar também faz parte. Esse ano acho que eu poderia ter sido melhor em algumas situações, mas estou ali para tentar ajudar. Até os erros acabam acontecendo por tentar ajudar o companheiro. Um jogador que está livre para cabecear e você não consegue chegar na bola, fica no meio do caminho e acaba errando. Pela quantidade de jogos no clube, a responsabilidade vai aumentando, porque você faz grandes jogos e quando não consegue acaba sendo cobrado. Faz parte, isso é bem-vindo.

O goleiro destacou a importância da Data Fifa para ajustes necessários no início de trabalho do técnico Bernardo Franco. Em tom de brincadeira, Walter disse que o período sem jogar é melhor quando a fase é boa, mas avaliou a pausa como benéfica para a reta final do Brasileirão.

– Quando a fase é boa, é bom ter Data Fifa (risos). Você tem uma folga, descansa a mente. Quando a fase é ruim, a pressão fica exercida em duas semanas com bastante trabalho. Ao meu ver, para nós foi bom, pela troca de treinador, pelas ideias que estão sendo elaboradas a cada dia. Jogador quer estar jogando e mostrando serviço sempre, mas essa Data Fifa está sendo muito benéfica para o nosso trabalho. (GE)