Se esta é uma novidade para você, fique sabendo que não é a única quando o assunto são as plantas da família Fabaceae, mais conhecidas como leguminosas. Essa grande família reúne desde árvores como o Pau-Brasil, a gigante Angelim Vermelho (considerada a maior árvore do país) até feijões e soja.
Para saber sobre a importância ambiental e econômica das leguminosas, confira o episódio desta semana do Podcast Café com Ciência, que disponibiliza a entrevista com o pesquisador Marcelo Simon, coordenador da 8ª Conferência Internacional das Leguminosas.
A Copaíba foi eleita a árvore símbolo dessa edição da conferência
Na galeria de fotos disponibilizamos imagens de flores de outras leguminosas. Uma delas é a Copaíba (Copaifera langsdorffii Desf.), planta escolhida para representar as leguminosas brasileiras na conferência, que ocorrerá em Pirenópoles (GO), entre os dias 6 e 11 de agosto de 2023. As Copaíbas são árvores e arbustos que ocorrem em diferentes tipos de vegetação em quase todo o Brasil e produzem óleos amplamente utilizados na medicina tradicional. Os frutos da copaíba, que carregam uma semente escura pendurada com um arilo amarelo a laranja, lembram a forma de um oito. Isso lembra a estrutura dos diagramas de Venn, que simboliza a integração do conhecimento e das pessoas. Isso inspirou o professor Leonardo Borges, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a fazer o designer da logo do evento, que contará com a presença de especialistas de todo o mundo em um dos biomas mais ricos do Planeta, o Cerrado brasileiro, que abriga mais de 1,3 mil espécies de leguminosas.
Fonte: EMBRAPA