A proposta do vereador Lilo Pinheiro (PDT) em instituir a semana de 29 de junho como a “Semana Municipal de Conscientização sobre Esclerodermia” para ser celebrada anualmente, passou pelo plenário da Câmara de Cuiabá na sessão ordinária de terça-feira (06) com 17 votos a favor e nenhum contrário.
Após ser sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, a data passará a integrar o calendário oficial de eventos de Cuiabá.
O projeto visa trazer mais destaque e esclarecimento para a esclerodermia, uma doença rara, autoimune multisistêmica, de difícil diagnóstico e muitas vezes silenciosa.
Ao evoluir, a doença provoca inflamações crônicas, acometimento da pele, órgãos internos, enrijecimento das articulações e atinge 4 vezes mais mulheres na fase adulta do que os homens – embora possa se manifestar em crianças.
O tratamento da doença é por meio do uso de anti-inflamatórios, fármacos para dor, drogas utilizadas em reumatologia, cremes hidratantes e massagens – a fisioterapia também é utilizada como forma de tratar a esclerodermia. O médico reumatologista é o especialista indicado para lidar com esta doença.
“Precisamos cumprir o nosso papel não só como legisladores, mas como seres humanos que somos e darmos a nossa contribuição para conscientizar e procurar diminuir o sofrimento dos que necessitam de um diagnóstico precoce para o início do tratamento”, justificou Lilo.
Da Assessoria