Com o objetivo de conhecer de perto iniciativas bem sucedidas no atendimento da primeira infância, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, realizou uma ação de intercâmbio de informações com a primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros.
Acompanhada da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Ferreira de Carvalho, Virginia buscou no Estado alagoano saber mais sobre o programa Criança Alagoana – CRIA, que é referência nacional no atendimento à gestantes e a primeira infância.
Coordenado pela primeira-dama Renata, o CRIA tem proporcionado à Alagoas alcançar indicadores significativamente positivos de redução da mortalidade infantil; da mortalidade de gestantes e combater a desnutrição infantil.
“Nossa intenção é trocar e buscar experiências bem sucedidas que possam nortear as ações e programas que quero executar com foco no atendimento e cuidados para mães e crianças carente, especialmente aquelas na primeira infância, considera um período de ouro para o desenvolvimento das crianças. Estimular cognitivamente, ofertar alimentação adequada e saudável, garantir cobertura vacinal são algumas das ações que vamos ofertar no nosso Ser Criança, informou Virginia Mendes.
De acordo com Renata, o CRIA tem como diretrizes a qualificação profissional; a promoção da recuperação nutricional das gestantes e das crianças; a estimulação do desenvolvimento cognitivo e o fortalecimento da rede de apoio na execução dos serviços públicos de forma integrada.
“É uma satisfação muito grande receber a primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes e sua equipe interessados em promover melhorias nos programas de atendimentos às mães e crianças. Percebo o interesse e preocupação de toda equipe envolvida em buscar estruturar o melhor programa para atender a realidade local”, avaliou a primeira-dama de Alagoas.
Conforme a secretária da Setasc, Rosamaria de Carvalho, um novo programa para atendimento ao público da primeira infância já está em desenvolvimento por parte da primeira-dama Virginia Mendes.
“Assim como em Alagoas, nós em Mato Grosso também estamos trabalhando no Ser Criança, cujo objetivo será também voltado à primeira infância por meio de ações que levem mais dignidade e acesso aos serviços de promoção da cidadania para as famílias mato-grossenses em situação de risco e vulnerabilidade social”, adiantou a titular da Setasc.
Hospital da Mulher
Outra visita no Estado do Alagoas, ao lado da primeira-dama Renata e da diretora-geral Eliza Barbosa, foi para conhecer o Hospital da Mulher, com atendimento voltado para as mulheres, em especial para as gestantes e as crianças.
Inaugurado em setembro de 2019, o hospital já contabiliza mais de 5 mil atendimentos, nos seus 127 leitos e já foram realizados 1.260 partos, sendo que 685 normais.
Visitamos os sete andares da unidade e há muito respeito pela mãe, que recebe todo um cuidado especial antes, durante e depois do parto. Também me chamou a atenção a Área Lilás, totalmente preparado para o atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica”, avaliou Virginia Mendes.
O Hospital da Mulher também atende a rede do CRIA. E já em fase de construção em Alagoas o Hospital da Criança.
Alagoas Feito à Mão
Ainda na capital Alagoana, ao lado da primeira-dama Renata Calheiros, Virginia Mendes visitou o Pontal da Barra, a fim de conhecer os trabalhos artesanais desenvolvidos com o incentivo do projeto Alagoas Feito à Mão.
Na oportunidade, conheceu artesãs como a Dona Vera, que aprendeu e ensina de geração para geração a arte do tear. “É muito bonito e estimulante ver o brilho nos olhos e o entusiamo de artesãos como a dona Vera, que desenvolve com todo amor a arte do tear”, observou Virginia Mendes, agradecida pela doação de uma peça para o Bazar que está sendo organizado por ela, o Vem Ser Mais Solidário.
O Alagoas Feita à Mão atua com foco na profissionalização e estimula a comercialização e exposição das produções artesanais em feiras nacionais, mostras internacionais, shopping e vários outros locais. Entre as tipologias mais marcantes estão as peças produzidas com renda de filé, fibra, madeira, cerâmica e bordados.
Também participaram das agendas em Alagoas, a secretária-adjunta de Programas e Projetos Especiais e Atenção a Família da Setasc, Katia Azevedo, e a coordenadora da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF), Pamela Muramatsu Bini.