O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes foram homenageados pelo casal de embaixadores brasileiros na Dinamarca, Marília Azevedo e Rodrigo Azevedo, que ofereceram um jantar aos mato-grossenses, em Copenhagen.
Na ocasião, Virginia Mendes presenteou os embaixadores com uma rede produzida pelas redeiras de Limpo Grande e aproveitou para divulgar a arte e a cultura mato-grossense fora do País.
“Decidimos trazer algo que representasse o nosso Estado, com o toque e nossas cores. Nosso povo é símbolo de alegria e perseverança e acredito que fizemos a escolha certa”, destacou Virginia Mendes, sobre a escolha do presente.
Virginia Mendes e o governador Mauro Mendes, acompanhados de uma comitiva composta por secretários de Estado, presidente da Assembleia Legislativa e representantes da Empaer, estão fora do Brasil desde terça-feira (26.10), para participar das discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, a COP 26, na Dinamarca e na Escócia. Eles permanecem em viagem até o dia 9 de novembro.
A primeira-dama acompanha a comitiva sem custeio das despesas pelo Estado.
Artesanato de Limpo Grande
A rede e o modo de fazer a rede várzea-grandense são reconhecidos, por Lei, como patrimônio cultural material e imaterial do Município de Várzea Grande. A rede não tem verso, tem seu desenho visto dos dois lados, e é feita por um tear manual vertical que tem ponto único, produzindo peças exclusivas.