A virada do ano será marcada por chuva intensa em Cuiabá e Chapada dos Guimarães (67 km da capital), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas válido até às 10h desta segunda-feira (1°), a previsão é de pancadas de chuva entre 20 e 30 mm/h.

Apesar do calor sentido na véspera do réveillon, a máxima para este domingo é 33°C. Já em Chapada é de 35°C.

Com a chegada do anoitecer, a temperatura cai e previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Além da chuva, o alerta prevê rajadas de vento que variam entre 40 e 60 km/h.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No primeiro dia de 2024, a previsão se repete. Em Cuiabá, a mínima será 25°C e a máxima 32°C. A probabilidade de chuva é 90%. O dia deve amanhecer ameno e o sol ‘dar as caras’ logo nas primeiras horas da manhã, à tarde inicia-se a formação de nuvens no céu.

Já em Chapada dos Guimarães será ainda mais agradável. A previsão é de que a cidade turística atinja a mínima de 22°C e a máxima de 30°C. A probabilidade de chuva também é de 90%.

CHAPADA EM ALERTA

A previsão de chuvas sucessivas no último final de semana do ano pode afetar o tráfego na MT-251, principal rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. Atualmente, o trânsito ocorre em meia pista devido ao risco de deslizamentos na região do Portão do Inferno. Veículos pesados estão proibidos de circular no local.

O trecho chegou a ficar interditada no fim de semana passado e entre terça e quarta-feira. Atualmente, está determinada a proibição dos seguintes veículos no trecho localizado entre o Complexo Turístico da Salgadeira e a Região do Buriti: Micro-ônibus, ônibus, reboque ou semi-reboque, caminhão, caminhonete transportando carga, exceto bagagem, caminhão-trator, motor-casa e veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para até vinte passageiros.

fonte:aHNT