O Brasil jogou melhor, criou muito, mas só empatou com a Venezuela na noite desta quinta-feira, no Estádio Monumental de Maturín, pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo. Raphinha abriu o placar cobrando falta, mas Segovia, com apenas 40 segundos do segundo tempo, deixou tudo igual e decretou o 1 a 1. Vini Jr. ainda perdeu um pênalti.
O resultado impede a seleção de Dorival Júnior de se aproximar dos líderes da competição, que são Colômbia e Argentina. Vini Jr. teve nos pés a oportunidade de marcar o segundo gol e encaminhar a vitória brasileira em Maturín, mas cobrou mal o pênalti que ele mesmo sofreu, fraco e à meia-altura. No rebote, ainda bateu para fora de perna esquerda. Raphinha abriu o placar de falta, enquanto Segovia empatou. Vinicius Jr. teve a chance de dar a vitória aos brasileiros, mas acabou desperdiçando um pênalti.
Apesar do tropeço, a seleção ganhou uma posição na classificação, já que subiu aos 17 pontos, ultrapassando o Uruguai, que ainda joga na rodada, e segue com 16. Já a Venezuela, com 12 pontos, está na 7ª colocação.
As duas equipes voltam a atuar na próxima terça-feira (19). Enquanto os venezuelanos visitam o Chile, os brasileiros recebem o Uruguai na Fonte Nova, em Salvador.
O jogo
Mesmo jogando fora de casa, os brasileiros dominaram os 45 minutos iniciais, empilhando chances de abrir o placar. Gerson e Vini quase marcaram, mas pararam no goleiro Romo. Porém, aos 42, não teve jeito. Raphinha, em grande fase no Barcelona, bateu falta com muita categoria e abriu o placar.
Já nos acréscimos, Rondón quase empatou, mas Ederson conseguiu grande defesa à queima roupa.
Se no primeiro tempo o Brasil entrou pilhado, no segundo, não. E logo aos 40 segundos, veio o gol de empate. Segovia, que havia acabado de entrar, acertou um chutaço depois de ajeitada de Savarino e deixou tudo igual.
A seleção quase voltou à frente aos 15. Vinicius Jr. partiu em velocidade e foi derrubado por Romo dentro da área. A princípio, a arbitragem deu a falta, mas depois de consulta ao VAR, marcou o pênalti. O próprio Vini foi para a cobrança, mas o goleiro defendeu. No rebote, o camisa 7 mandou para fora mais uma chance inacreditável.
Aos 22, aconteceu algo preocupante para a torcida do Corinthians, já que José Martínez, jogador do clube, precisou ser atendido no gramado e foi substituído em sequência expressando sentir muitas dores.
Aos 24 e 28, mais duas chances para o Brasil. Na primeira, Vinicius Jr. puxou contra-ataque e tentou o toque para Raphinha, mas a zaga afastou. Na sequência, Luiz Henrique bateu colocado e a bola desviou no meio do caminho.
Já no finalzinho, Alexander González acertou o braço no rosto de Martinelli e, em seguida, com o jogo já parado, um tapa no rosto de Vinicius, e acabou expulso. Nada que mudasse o rumo da partida, que terminou mesmo 1 a 1.
Situação das equipes nas eliminatórias
- Venezuela: 3ª colocação, com 17 pontos
- Brasil: 7ª colocação, com 12 pontos
Próximos jogos da Venezuela:
- Chile (F) – 19/11/25, 21h (de Brasília) – eliminatórias para a Copa do Mundo
- Equador (F) – 20/03/25, a confirmar – eliminatórias para a Copa do Mundo
- Peru (C) – 25/03/25, a confirmar – eliminatórias para a Copa do Mundo
Próximo jogo do Brasil:
- Uruguai (C): 19/11/24, 21h45 (de Brasília) – eliminatórias para a Copa do Mundo
- Colômbia (C): 20/03/25, a confirmar – eliminatórias para a Copa do Mundo
- Argentina (F): 25/03/25, a confirmar – eliminatórias para a Copa do Mundo
(ESPN/GE)