Vinicius Júnior foi alvo de ofensa racial nesta quinta-feira (15). Durante um programa de TV na Espanha, Pedro Bravo, presidente da Associação Espanhola de Agentes de Jogadores, disse que o atacante brasileiro “tem que deixar de fazer o macaco”.

O espanhol, que também é agente de jogadores de futebol, comentou sobre uma característica do atleta do Real Madrid: comemorar gols com dança. Em um dos seus comentários no programa “El Chiringuito”, Bravo fez uso de um termo racista ao fazer referência a Vini Jr.

“Você (Vini Jr) tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil. Aqui você tem que respeitar os companheiros e deixar de fazer o macaco”, disse.

Poucas horas após o comentário racista, o agente utilizou seu perfil em uma rede social para se desculpar. Ele afirmou que não tinha a intenção de ofender o brasileiro.

“Quero esclarecer que a expressão “fazer macaquice” que utilizei mal ao qualificar a dança do Vinicius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica (“fazer idiotices”). Como minha intenção não foi de ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!”, escreveu.

Nos últimos dias, as comemorações de Vinicius Júnior após os gols passaram a ganhar destaque na imprensa espanhola. Nesta quinta-feira, Koke, jogador do Atlético de Madrid, disse que não se esquivará de confusão caso o brasileiro comemore dançando no clássico entre sua equipe e o Real Madrid, no próximo domingo, pelo Campeonato Espanhol. (Jogada 10)