Relaxado e jogando sem responsabilidade de buscar o resultado, o Cuiabá foi surpreendido pelo lanterna Vila Nova que venceu por 2 a 1 em plena Arena Pantanal na despedida das duas equipes do Campeonato Brasileiro da Série B deste ano. Bruno Megenza marcou no primeiro tempo e Elias garantiu a vitória do visitante na segunda etapa. O Dourado, que descontou com Moisés batendo pênalti, encerra sua participação na oitava colocação, com 52 pontos.

Primeiro tempo

Após um início movimentado com o rebaixado Vila Nova tomando a iniciativa de partir para cima, o Cuiabá respondeu aos 3 minutos quando Djavan recebeu e chutou de fora da área. A bola passou com perigo à direita do goleiro do Vila Nova.

Mas o Vila Nova era melhor e mais efetivo. Diante de um Cuiabá que jogava relaxado após a ressaca da conquista do título da Copa Verde, o time goiano abriu o marcador aos 12 minutos. Após cruzamento de Erick, Elivelton ajeitou de cabeça e Bruno Mezenga, quase em cima da linha, completou de cabeça para o gol. Vila Nova 1 a 0.

Aos 18 minutos, o visitante quase ampliou. Jogando de forma apática e apresentando nítidas falhas no setor defensivo, o Dourado cedeu espaço para o Tigre que teve outra chance com Bruno Mezenga. Ele ficou livre para a conclusão da marca do pênalti, mas chutou para fora. O Cuiabá respondeu com um chute de Renan Bressan, da entrada da área, que foi defendido pelo goleiro Cleriston.

Aos poucos o Cuiabá chegava com perigo e passou a ensaiar uma pressão no final do primeiro tempo. Na melhor oportunidade, aos 33 minutos, Djavan puxou contra-ataque, passou por seu marcador, ficou de frente para o goleiro e chutou para fora. Que chance desperdiçada. Aos 45 minutos, Felipe Marques chutou cruzado e o goleiro Cleriston fez ótima defesa mandando para escanteio.

A reação do Vila veio nos acréscimos. Elias dominou, passou por dois jogadores e arriscou de fora da área. A bola teve desvio e passou raspando o travessão. Na cobrança do escanteio, o Vila teve outra boa chance com Patrick de cabeça. A bola passou com muito perigo à direita de Victor Souza.

Segundo tempo

O Cuiabá voltou com uma alteração para a segunda etapa. Escudero entrou no lugar de Djavan. No entanto, aos 10 minutos, o argentino sentiu uma contusão na coxa e teve que deixar o campo. No lugar do argentino, o técnico Marcelo Chamusca colocou o uruguaio Augustin Gutierrez.

A partida diminuiu o ritmo e a partida ficou truncada, com as duas equipes perdendo a criatividade. Então, a melhor opção passou a ser chutes de longa distância. Aos 15 minutos, Gutierrez arriscou de fora da área e forçou o goleiro Cleriston a fazer uma defesaça mandando para escanteio.

Aos 22 minutos, em bola cruzada para a área, Jefinho furou na hora da conclusão e desperdiçou outra chance. Mas, aos 25 minutos, Gutierrez sofreu pênalti ao ser calçado por Felipe na área. Na cobrança, Moisés bateu muito bem, inapelável, no ângulo. Tudo igual na Arena: 1 a 1. Na central do apito do canal Premiere, o Sálvio Espíndola afirmou que a falta foi fora da área e não marcaria o pênalti.

E no momento em que o Cuiabá era melhor e fazia a pressão em busca da virada, o Vila Nova marcou o segundo gol. Robinho fez ótima jogada dentro da área, se livrando dos marcadores e tocou para Elias, livre escolher o canto e desempatar: 2 a 1 para o time goiano. Aos 40 minutos, em cobrança de escanteio, Anderson Conceição meteu a cabeça e colocou por cima do travessão. Quase o empate. Nos acréscimos o Cuiabá fez uma pressão infernal e quase empatou, mas o goleiro Cleriston salvou o Vila aos 51. E o jogo ficou nisso: 2 a 1 para o Vila Nova que desencantou após 12 partidas sem vencer na Série B.

Homenagem

Durante a partida, a torcida organizada Raça Cuiabana prestou uma homenagem ao técnico do Vila Nova, com uma faixa de agradecimento ‘Obrigado Itamar Schulle’, em referência ao bom trabalho realizado pelo treinador à frente do Dourado.

Tanta é a intimidade com Schulle com o time do Cuiabá que no momento da execução do Hino Nacional, o treinador chegou a se posicionar no lado da comissão técnica do Dourado. Mas, foi avisado e mudou de lugar. Antes da bola rolar, Schulle ainda cumprimentou Marcelo Chamusca, atual treinador do time cuiabano.

Com esse resultado, o Cuiabá termina a Série B com 52 pontos e ocupando a oitava colocação. Após esse jogo, o Cuiabá deve entrar em férias e se concentrar para a próxima temporada. O próximo desafio do Dourado é a estreia no Campeonato Estadual, dia 21, contra o Nova Mutum, na Arena Pantanal. Já o Vila Nova, mesmo com a vitória, terminou na lanterna da Série B, já que Londrina, Criciúma e São Bento também venceram na rodada.

Escalações

Cuiabá: Victor Souza, Léo, Ednei, Anderson Conceição e Paulinho; Djavan (Escudero, depois Augustin Gutierrez), Moisés e Renan Bressan; Felipe Marques, Jefinho (Josias) e Lucas Braga. Técnico: Marcelo Chamusca.

Vila Nova: Cleriston, Felipe Rodrigues, Diego Jussani, Patrick e Elivelton (Sávio); Joseph, Ramon e Elias; Gustavo Henrique (Robinho), Bruno Mezenga e Erick (Otávio). Técnico: Itamar Schulle.

Confira resultados finais e como ficou a classificação da Série B 2019