O governador Mauro Mendes (União) afirmou que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) está estudando a viabilidade de assumir um trecho das obras do Contorno Leste, em Cuaibá. O traçado em questão, segundo o gestor estadual, é ‘estratégico’ por interligar Cuiabá a Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá). Por outro lado, o chefe do Executivo advertiu que não tem o interesse em dar continuidade ao restante da obra, que é de responsabilidade municipal.
“Posso dizer o seguinte: o trecho da avenida do CPA até a rodovia que vai para a estrada de Chapada, pedi ao secretário Marcelo que fizesse ali um estudo para analisar a viabilidade da gente finalizar pelo menos aquele trecho. Aquilo é uma obra da prefeitura”.
A novela do Contorno Leste, que teve seus primeiros capítulos ‘exibidos’ ainda na gestão do ex-prefeito de Cuiabá, Emauel Pinheiro (MDB), voltou aos holofotes com a ‘Operação Perfídia’, deflagrada na terça-feira (29). A investigação culminou com o afastamento dos vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB) do parlamento cuiabano por suspeita de recebimento de propina advinda da empreiteira responsável pela obra.
Com diversos pontos inacabados, o atual prefeito Abilio Brunini (PL) teria sugerido uma parceria entre a prefeitura e o Estado para que a obra fosse retomada por completo. O governador, porém, deu uma invertida no liberal, ao ironizar que não anuncia aquilo que não pretende fazer.
“Eu disse ao prefeito Abilio, eu não tenho mania de ficar anunciando as coisas antes que elas aconteçam. Mas não tem problema, a anunciação é pública, a gente tem o dever de prestar conta, prestar informações aos cidadãos e à sociedade”. Na sequência, ainda acrescentou seu interesse no trecho específico:
“Eu não posso assumir todas as responsabilidades de todas as prefeituras. Mas, ali, por uma questão estratégica de permitir uma nova rota importante para a logística na chegada de Cuiabá pela estrada 251. A Sinfra está neste momento estudando a viabilidade”.
Obras na MT-251
Desde o ano passado, a Sinfra está em obras na MT-251, em especial no trecho da região conhecida como Portão do Inferno. Os trabalhos foram paralisados devido ao período chuvoso, mas devem ser retomados em breve para dar sequência ao processo de retaludamento nas rochas da região do Portão do Inferno, que estão cedendo no local.
VÍDEO RELACIONADO
(Leiagora)