Vice-campeão simbólico do primeiro turno da Série B, somando 36 pontos, o Cuiabá está entre os favoritos ao acesso para a elite do futebol nacional. De acordo com matemáticos, o Dourado tem quase 70% de possibilidades de conseguir o acesso para o Brasileirão de 2021. Também estão cotados para terminar no G-4 a Chapecoense (95% de chances de subir), América (71,9%) e Juventude (33.0%). Conforme as projeções, as possibilidades do Cuiabá cair para a Série C são de 0,014%. Ou seja, duas vitórias bastam para carimbar a permanência na segundona.

De acordo com o Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cuiabá tem 68,9% de chance de acesso. Segundo o mesmo levantamento, 64 pontos praticamente garantem um clube na elite. Com isso, faltam 28 para o Dourado, o que corresponde a nove vitórias e um empate. Assim, o time mato-grossense encerrou o primeiro turno com mais da meta alcançada para o acesso.

Confira as possibilidades de acesso à Série A de acordo com a UFMG

O número é mais animador para o Cuiabá no estudo feito pelo site Chance de Gol. Segundo este levantamento, a expectativa de acesso do Cuiabá é de 76,8%.

Confira a classificação e as projeções do site Chance de Gol

Quanto à possibilidade de rebaixamento, o Oeste, lanterna com apenas 7 pontos, tem quase 100% de possibilidades. Botafogo-SP, Náutico e Figueirense, também têm muitas chances de cair. Já o Cruzeiro que reagiu com a chegada do técnico Felipão, por ora deixou o grupo do descenso, conforme as projeções.

Veja as projeções de rebaixamento à Série C de acordo com a UFMG

Chapecoense favorita ao título

Em apenas duas edições clubes conseguiram acabar o turno com 40 pontos ou mais. Em 2013, o Palmeiras chegou aos 42, seguido pela própria Chape, com 40. Em 2012, o Vitória fez 44 pontos, seguido pelo Criciúma, com 42. Nas últimas três edições, além do acesso, os líderes do turno também conquistaram o título da competição. Assim, o tíme catarinense é o principal favorito ao título desta temporada.

A Chapecoense está invicta há 14 jogos na Série B. A última (e única) derrota foi para o Cuiabá, na sexta rodada da competição. Depois disso foram oito vitórias e seis empates. O aproveitamento total do clube na competição é de 70,2%.