O

decreto nº 06/2021 liberou a volta às aulas presenciais da educação infantil nas unidades privadas de ensino de Várzea Grande a partir desta segunda-feira (01). Na rede pública, os estudantes terão aulas a partir de março via sistema remoto e retornam às escolas por meio do sistema híbrido em abril.

A medida foi adotada pela prefeitura em meio à nova alta de casos da covid-19 no município, que está no ranking das 3 cidades mato-grossenses com mais contágios pelo novo coronavírus.

Apesar do retorno presenciais nas unidades privadas, as aulas nestes espaços só poderão contar com 50% dos alunos por vez desde que respeito o número máximo de 15 estudantes por sala.

Nas demais modalidades de ensino, isto é, fundamental, médio e superior, fica autorizada a retomada a partir de primeiro de fevereiro de forma remota. O ensino híbrido deverá ser implantado a partir de primeiro de março no ensino superior e demais modalidades a partir de 05 de abril.

De acordo com o decreto, o retorno presencial será executado nas unidades de ensino que seguirem as medidas de biossegurança. Posteriormente, quando o município atingir níveis mais seguros da doença, o limite máximo de alunos por turma será expandido.

“Quando o município passar para a fase amarela, o limite de alunos nas salas de aula será ampliado para 70% do número de matriculados. O índice de 100% só será aceito com o município na fase verde”, explicou o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

“Depois de todo esse período atípico, a volta às aulas presenciais também representará outra grande mudança na vida das crianças e jovens. Portanto, uma readaptação à realidade com distanciamento social e outras orientações sanitárias será necessária para o convívio da comunidade escolar”, acrescentou.