O município de Várzea Grande estuda a possibilidade de retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade nos próximos meses, provavelmente após o mês de dezembro. Segundo o secretário de saúde da cidade, Gonçalo de Barros, a logística para vacinação das crianças nas escolas também está em fase de planejamento.
Gonçalo explica que VG tem 74% da população vacinável totalmente imunizada, com duas doses da vacina contra Covid-19, e 95% com pelo menos uma dose. No entanto, defende que tenha-se cautela antes da tomada de decisões.
“Nós tratamos esse assunto com muita cautela, muito cuidado. Essa pandemia não acabou, essa sensação que eu graças a Deus não tive óbitos no estado do Mato Grosso nos últimos dois dias isso é muito positivo, mas não pode ser confundido com o relaxamento em sinal de pandemia. Certo? Enquanto essas crianças de onze a cinco anos não estiverem imunizadas, e a hora que tiver a liberação qualquer situação fora dessa, digamos assim, desse controle com as crianças sendo inseridas nós devemos estar tomando cuidado com as medidas restritivas. Obviamente já é possível a gente ter um pouco mais de tranquilidade e pensando em dois mil e vinte e dois com mais liberdade para todos”, explicou na manhã desta segunda-feira (8) no Palácio Paiaguás.
Gonçalo ainda afirmou que a vacinação contra Covid-19 deve entrar no calendário anual, com doses ofertadas nos postos de saúde do SUS. “Chegamos a uma fase da nossa campanha de vacinação em que já temos 95% da população com a primeira dose, da população vacinável, chegando a 96%, e 74% por cento com a segunda dose, da população vacinável. E aí estamos fazendo o processo do nosso planejamento, já entrando para 2022, onde nós pretendemos – e pelo cenário que se desenha, teremos – que essa campanha da vacinação da Covid inserida no calendário anual de vacinação”, afirmou o secretário.