A Prefeitura de Várzea Grande inicia a vacinação dos profissionais da Educação Pública e Privada, a partir deste sábado, 29 de maio, num total de 7.809 pessoas que ainda não receberam suas doses.
São 3.016 profissionais da Rede Pública Municipal; 2.379 profissionais do Estado de Mato Grosso; 178 de instituições de ensino federal como a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT; 2.143 de unidades escolares particulares e 93 de Unidades Filantrópicas.
Na reunião entre os secretários de Saúde, Gonçalo de Barros, e de Educação, Silvio Fidélis, foram traçadas as estratégias para vacinar o quanto antes os profissionais da Educação e quais as medidas de segurança a serem adotadas para evitar que pessoas inescrupulosas tentem burlar o sistema do Plano Nacional de Imunização – PNI e suas exigências e peculiaridades.
Para o prefeito Kalil Baracat, Várzea Grande não está avançando mais na vacinação porque as autoridades federais não disponibilizam vacinas na mesma velocidade daquelas doses já aplicadas e a tese de aplicar todas vacinas como primeira dose, já se demonstrou ineficiente e arriscada, diante do quadro e da necessidade das duas doses para imunização geral das pessoas.
“Estamos dando um enorme passo em prol do ensino e dos profissionais da Educação e queremos avançar ainda mais imunizando também aos alunos acima de 18 anos, já que o Plano Nacional de Imunização – PNI, do Ministério da Saúde, prevê vacinação somente para este público juvenil e não para crianças e adolescentes”, disse Kalil Baracat.
Prefeito Kalil apontou que vê com preocupação a politização em torno da pandemia da COVID-19 e assegurou que a angústia da população reside, justamente, no fato de ser a vacina uma das poucas ou quase restritas opções para se enfrentar a COVID-19.
“Temos tratamentos, exames e medicamentos que têm apresentado resultados e até um certo número de recuperados, mas a esperança reside mesmo na vacinação e não será discutindo e criando dificuldades que conseguiremos reverter o quadro hoje descompensado no que diz respeito ao enfrentamento das adversidades”, esclareceu Kalil Baracat para quem a necessidade maior hoje é atender aos anseios da população, para depois pensar nas consequências econômicas advindas da pandemia da COVID-19 e quais as medidas a serem adotadas.
“Se já tivéssemos 50% da população vacinada, talvez o quadro diante de uma possível terceira onda não fosse de tanto temor”, disse o prefeito, assinalando que não terá dificuldades nenhuma em adotar medidas endurecedoras, se o número de casos voltar a atingir patamares de descontrole.
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, sinalizou que o planejamento executado pela gestão coloca a cidade em destaque pelo fato de cumprir com o cronograma do Plano Nacional de Imunização – PNI do Ministério da Saúde e não se admite nenhum desvio de rota.
“Estamos cumprindo à risca porque o interesse do prefeito Kalil Baracat é imunizar a todos, pois entendemos que o direito à vacina é de todos, indistintamente, e somente assim teremos como enfrentar a pandemia e a COVID-19”, assinalou Gonçalo de Barros.
Para o secretário de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidelis, a decisão de vacinar os profissionais da Educação desde janeiro, quando começaram a chegar as primeiras vacinas deste ano, sempre esteve em pauta com o prefeito Kalil Baracat e agora vai se tornar realidade.
“Trabalhamos de forma incessante para que a população escolar esteja imunizada e a vida normal nas unidades escolares públicas e privadas esteja a pleno vapor, pois educação liberta, o ensino faz com que as pessoas se tornem melhores e o prefeito Kalil Baracat tem a exata dimensão e da importância da Educação para Várzea Grande e para o engrandecimento de sua gente”, sinalizou Silvio Fidélis.
Gonçalo de Barros lembrou para as pessoas que realizarem o pré-cadastro que se atentem para o fato de voltarem ao site www.varzeagrande.mt.gov.br na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE, através do CPF confirmarem sua inscrição com a data, o horário e o local de vacinação e irem se vacinar, porque nos últimos dias tem aumentado o número de ausentes que deixaram de ir vacinar ou não confirmaram sua inscrição. ” Façam o cadastro, e já no dia seguinte começem a monitorar pelo site, a confirmação. Tem que acompanhar diariamente, para não perder a data e horário, que as equipes confirmam e lançam no sistema. O prazo máximo de confirmação são três dias, porém a confirmação poderá acontecer antes”, alertou o secretário de Saúde.