Um projeto de lei do prefeito Kalil Baracat que antecipa o feriado de aniversário da cidade foi aprovado pelos Câmara de Vereadores nesta semana. Com isso, o feriado de aniversário da emancipação político-administrativa de Várzea Grande, comemorado no 15 de maio, foi transferido para a próxima segunda-feira (5).

De acordo com a prefeitura, em maio, o objetivo é ter vacinado boa parte da população e, dessa forma, poder comemorar novamente o aniversário da cidade, que completa 154 anos.

Com a antecipação, algumas atividades da cidade devem ficar suspensas durante quatro dias, emendando o feriado da Sexta-feira Santa (2) com sábado (3), domingo de Páscoa (4) e o feriado de aniversário do município na segunda-feira (5).

A medida também é uma forma de evitar a circulação de pessoas na cidade e, consequentemente, diminuir o índice de contaminação do coronavírus.

Várzea Grande registra 19.748 casos de Covid-19 e 823 mortes em decorrência da doença.

Vacinação

A prefeitura informou que um novo ponto fixo de vacinação foi aberto, nesta quarta-feira (31), no Complexo Esportivo Júlio Domingos de Campos (Fiotão), para acelerar a vacinação.

Além da vacinação nesta quarta-feira (31), no Fiotão, na quinta-feira (1º), por causa da quarentena e do Decreto Municipal, além dos feriados, será realizada uma nova rodada de vacinação com Ponto Fixo e Drive-Thru na Clínica Médica do Centro Universitário Várzea Grande (Univag).

Na Univag, a estimativa é de vacinarmos 2.400 idosos, também na faixa de 70 anos ou mais

Já no Fiotão, a expectativa é de vacinar 600 idosos neste primeiro projeto piloto que se funcionar vai ser repetido outras vezes durante as próximas semanas.

Várzea Grande recebeu um total 26.276 doses de vacinas, menos de 10% de sua população, que é de 287.526 mil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, foram recebidas 18.538 de 1ª dose do quais foram aplicadas até hoje 12.256 ou 66,1% e 7.738 de 2ª dose das quais foram aplicadas 3.454 vacinas ou 44,6%.