A vereadora Maysa Leão (Cidadania) defende a inclusão dos motoristas de ônibus como grupo prioritário na vacinação da covid-19. A parlamentar argumenta que a categoria faz parte do serviço essencial e estão correndo alto risco de contaminação no exercício da profissão.
“A classificação destes profissionais como grupo prioritário é necessária, devido ser de extrema importância os serviços prestados, bem como o risco que motoristas se expõem ao coronavírus ao transportarem os cidadãos, uma vez que podem estar em contato com pessoas contaminadas com o vírus”.
A vereadora explica que não há a possibilidade de não realizarem o transporte das pessoas no município e por isso a necessidade da imunização dos trabalhadores. “A ausência desse serviço traz não apenas prejuízos aos munícipes, mas também viola a garantia aos direitos sociais do ser humano que devem ser protegidos, como dispõe o artigo 6º da Constituição Federal”.
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana (Sintrobac/MT) luta pela imunização da categoria em todo Estado. A entidade representa os trabalhadores do transporte rodoviário de 24 municípios mato-grossenses, somando cerca de 10 mil trabalhadores, sendo 1,8 mil motoristas do transporte coletivo.