A vereadora de Cáceres (212 KM de Cuiabá), Valdeniria Dutra Ferreira (PSC) deve assumir a vaga do deputado estadual Carlos Avallone (PSDB),caçado por unanimidade pelos crimes de caixa 2 e abuso de poder econômico.
Valdeniria tem essa chance por se tornar agora a primeira suplente de Avalone após a morte do ex-deputado Saturnino Masson, que era o primeiro suplente do parlamentar.
Em 2018, ela concorreu à deputada e conquistou 9.441 votos, ficando na terceira-suplência do PSDB, que garantiu duas vagas com Guilherme Maluf e Wilson Santos. Como Maluf foi para o TCE, Avalone virou titular. E, agora, com a morte de Saturnino, Valdeniria se torna a primeira-suplente.
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) manteve nesta segunda-feira (26), por unanimidade, a cassação do parlamentar por caixa 2 e abuso de poder econômico. Os magistrados rejeitaram os embargos de declaração e mantiveram o acórdão que cassou o parlamentar em dezembro de 2020.
Entretanto, Avallone permanece até o julgamento do recurso que sua defesa deverá fazer junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília.
A ação judicial que resultou na cassação de Avalone iniciou ainda em 2018, durante as eleições gerais. Na época, 3 pessoas foram detidas em flagrante na BR-070 com R$ 90 mil em dinheiro e várias caixas de santinhos do então candidato.
Valdeniria, que se reelegeu para o sexto mandato em Cáceres, ficará com a vaga de Avallone e assim será a segunda mulher deputada na Assembleia Legislativa nesta gestão.