O vereador Sargento Joelson (Solidariedade), disse que vai encaminhar ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), um pedido de inclusão dos profissionais de segurança pública e também de farmácia, nesta primeira etapa de vacinação contra o covid-19.
“Esses profissionais estão na linha de frente, não pararam durante a pandemia e são expostos ao vírus tanto quanto os profissionais de saúde”, comentou.
O parlamentar quer incluir os policiais, civis, militares e federais além de farmacêuticos e atendentes de farmácias.
“A farmácia é a porta de entrada da saúde, seja pública ou particular eles estão expostos assim como o profissional de segurança pública e bombeiros”.
Os grupos prioritários foram divididos em quatro fases. Contando todas as quatro etapas, 841.364 pessoas serão imunizadas e 1.682.728 vacinas distribuídas.
Nessa primeira fase receberão as doses os profissionais da saúde, idosos que vivem em asilos e indígenas. Na segunda fase, receberão a vacina a população de 70 a 74 anos; seguida da população de 65 a 69 anos; e depois os idosos entre 60 e 64 anos.
A terceira fase vai contemplar as pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.
Já a quarta fase vai imunizar os professores, profissionais das forças de Segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.