O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), convocou a secretária de saúde do município, Suelen Danielen Alliend, para uma reunião com os conselheiros Waldir Teis e Guilherme Maluf, na sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), na próxima quarta-feira (10), às 15 horas.

O vereador diz que tomou a decisão porque não conseguiu entender os dados apresentados pela secretária na Audiência Pública realizada na Câmara, no último dia 15 de julho, onde ela esteve apresentando os dados do primeiro quadrimestre de 2022 (janeiro a abril) do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Infelizmente, a secretária além de não responder nada do que questionamos, ainda interpretou que nossos questionamentos eram machistas. Ou seja, ela levou para o lado pessoal”, reclama.

Luiz Fernando informa que depois de uma semana da realização da audiência, o Tribunal de Contas que é um órgão fiscalizador como o Legislativo, verificou a veracidade dos questionamentos e constatou diversos problemas nas unidades de saúde de Cuiabá. Entre eles, falta de medicamentos, ausência de transparência nas escalas médicas e de controle de carga horária e ainda problemas estruturais.

“Como presidente da Comissão de Saúde, único médico desta Legislatura, com um mandato voltado para a fiscalização na área da Saúde, necessito de esclarecimentos sobre tudo isso. Por que está faltando médicos, dentistas e fisioterapeutas para atender a população? O objetivo é que a secretária nos apresente um plano de melhoria para a Saúde de Cuiabá. A população não pode continuar sofrendo desse jeito”, defende o vereador.