A fase de grupos da Série D 2020 começa neste sábado. É a famosa quarta divisão, onde muitos times brigam para estar, mas todos querem fugir o mais rápido possível. Indo para a 12ª edição, o campeonato reúne times de todos os cantos do país, alguns que passaram por ela nem existem mais. São tantas equipes que é difícil até lembrar de quem já deu o ar da graça no torneio. Mato Grosso participará do torneio com três times: Operário Várzea-Grandense, União de Rondonópolis e Sinop. A estreia das equipes será neste final de semana (veja sobre isso mais abaixo).
O gepreparou listas de memórias sobre a competição. Lembra todos os campeões? E as equipes que conquistaram os acessos? Confere abaixo!
Recordistas
Central vai disputar a Série D pela 10ª vez — Foto: Elziney Santos
O incômodo título de recordista em participações está com um time pernambucano. O Central, da cidade de Caruaru, vai para a 10ª tentativa de acesso. A equipe só ficou de fora em 2011 e 2012. Tradicional no futebol nordestino e com mais de 100 anos de fundação, a Patativa já disputou duas vezes a Série A, em 1979 e 1986. Outro tabu persegue o alvinegro: o clube nunca passou de um mata-mata na quarta divisão.
A melhor colocação foi justamente na estreia, em 2009. A equipe passou em primeiro na fase de grupos, ficando à frente de Sergipe, CSA e Santa Cruz. Mas, foi eliminada na segunda fase pelo Alecrim e ficou com a 12ª colocação geral.
Debutantes em 2020
Caçula
O Vilhenense-RO é o clube mais jovem a disputar a Série D este ano. O clube foi fundado em 10 de outubro de 2017 e ainda vai completar três anos. O Leão de Vilhena está no Grupo 1 da competição. Confira outros novatos abaixo.
Vilhenense vai disputar a Série D pela primeira vez — Foto: ASCOM Vilhenense
Tupynambás-MG Real Noroeste-ES Juventude-MA Jaciobá-AL Freipaulistano-SE FC Cascável-PR Afogados-PE Toledo-PR São Luiz-RS Nacional-PR Atlético Cajazeirense-PB Ji- Paraná – RO Goiânia-GO ABC-RN
Campeões e acessos
2009
Na primeira edição da Série D, o campeão foi o São Raimundo-PA. Junto com ele subiram para a Série C Macaé-RJ, Chapecoense-SC e Alecrim-RN. Inicialmente, o planejamento era a competição contar com 40 equipes, porém nenhum time do Acre se habilitou para disputa. Os 39 clubes foram divididos em nove grupos de quatro clubes e um grupo de três.
2009
Campeão
São Raimundo-PA
Vice
Macaé-RJ
Terceiro
Chapecoense
Quarto
Alecrim
São Raimundo conquistou a Série D do Brasileiro de 2009 — Foto: (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)
2010
A segunda edição teve como campeão o Guarany de Sobral-CE e o Madureira-RJ como vice. Com eles subiram Araguaína-TO e Joinville-SC, que conseguiu o acesso no tribunal após o América-AM escalar um jogador irregular. Essa foi a primeira edição com 40 equipes: 36 classificados pelos torneios de suas federações e quatro que foram rebaixados da Série C.
2010
Campeão
Guarany de Sobral
Vice
Madureira
Terceiro
Araguaína
Quarto
Joinville
2011
Já em 2011, a Série D contou com o título do Tupi-MG e os acessos de Santa Cruz-PE, Cuiabá-MT e Oeste-SP. Essa edição também conta com o recorde de público. No jogo entre Santa Cruz e Treze-PB, pelas quartas de finais, 59.966 torcedores acompanharam a partida do acesso do Tricolor no Arruda. O Treze subiu após decisão do STF e a Série C do ano seguinte teve 21 equipes.
2011
Campeão
Tupi-MG
Vice
Santa Cruz
Terceiro
Cuiabá
Quarto
Oeste
Quinto
Treze
Tupi-MG foi o campeão da Série D 2011 — Foto: Antônio Carneiro
O Cuiabá garantiu seu acesso à Série C ao ficar com o terceiro lugar em 2011. Na foto, time posado para o primeiro jogo contra o Santa Cruz, na semifinal.
2012
A edição começou atrasada por conta de uma decisão do STJD. A competição foi suspensa três dias antes do início por causa da indefinição se o Treze jogaria a Série D ou a Série C. Na final, se encontraram Sampaio Corrêa-MA (campeão) e CRAC-GO. Junto com eles subiram Mogi Mirim-SP e Baraúnas-RN. Foi a primeira vez que a CBF custeou as despesas de todos os clubes.
2012
Campeão
Sampaio Corrêa
Vice
Crac
Terceiro
Mogi Mirim
Quarto
Baraúnas
2013
Mais uma vez houve indecisão antes do início do campeonato. O planejamento era que a Série D tivesse 32 clubes, sendo um time de cada uma das 27 federações, o quinto colocado da edição do ano anterior e os quatro rebaixados da Série C 2012. Porém, a CBF voltou atrás, já que as federações teriam feito os campeonatos para a escolha dos participantes. Nesta edição, o campeão foi o Botafogo-PB. Juventude-RS, Salgueiro-PE e Tupi-MG também conquistaram o acesso.
2013
Campeão
Botafogo-PB
Vice
Juventude
Terceiro
Tupi
Quarto
Salgueiro
Botafogo-PB foi o campeão brasileiro — Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba
2014
A Série C 2013 teve um clube e também um rebaixado a mais. Por isso, a Série D do ano seguinte foi disputada por 41 clubes. Cinco desses clubes foram os rebaixados da Série C e os outros foram definidos pelas competições estaduais. O Tombense-MG foi campeão e Brasil de Pelotas-RS, Londrina-PR e Confiança-SE também subiram.
2014
Campeão
Tombense
Vice
Brasil-RS
Terceiro
Londrina
Quarto
Confiança
2015
Agora novamente com 40 equipes, a sétima edição contou com uma média de gols de 2,25 por partida e uma média de público de 2.600 torcedores. Subiram o campeão Botafogo-SP, o vice River-PI, o Remo-PA, que terminou em terceiro, e o Ypiranga-RS.
2015
Campeão
Botafogo-SP
Vice
River-PI
Terceiro
Remo
Quarto
Ypiranga-RS
Botafogo-SP campeão da Série D 2015 — Foto: Emanuele Madeira
2016
Essa foi a primeira edição com 68 equipes, além dos quatros rebaixados da Série C, as outras vagas foram distribuídas pelo Ranking Nacional das Federações (do segundo ao nono) e os outros 18 estados ficaram com duas vagas cada. O campeão de forma invicta foi o Volta Redonda-RJ, em segundo o CSA-AL, e ainda subindo com eles São Bento-SP e Moto Club-MA.
2016
Campeão
Volta Redonda
Vice
CSA
Terceiro
São Bento
Quarto
Moto Club
2017
O clube mais novo a conquistar o acesso até o momento saiu em 2017: o Globo-RN, que quando conseguiu tinha apenas quatro anos de fundação. A equipe foi vice-campeã, perdendo a final para o Operário-PR. Atlético-AC e Juazeirense-BA também ascenderam. Essa foi a primeira edição que nenhum clube do sudeste conseguiu subir de divisão.
2017
Campeão
Operário-PR
Vice
Globo-RN
Terceiro
Atlético-AC
Quarto
Juazeirense
Operário-PR conquistou a Série D — Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
2018
O campeão foi o Ferroviário-CE e o Treze-PB ficou com o vice-campeonato, sendo a segunda equipe a conseguir dois acessos. Junto com eles subiram São José-RS e Imperatriz-MA. Essa foi a primeira e única edição que subiram três equipes do Nordeste.
2018
Campeão
Ferroviário-CE
Vice
Treze
Terceiro
São José
Quarto
Imperatriz
2019
Na última edição, o América-RN teve o melhor ataque e a melhor defesa da primeira fase, mas não conseguiu o acesso. O Brusque-SC levou o título após vencer o Manaus-AM nos pênaltis. Essa foi a segunda final disputada nas penalidades, a primeira foi em 2014, entre Tombense e Brasil de Pelotas. Junto com eles também subiram Ituano-SP e a Jacuipense-BA.
2019
Campeão
Brusque-SC
Vice
Manaus
Terceiro
Ituano
Quarto
Jacuipense
Brusque campeão Série D 2019 — Foto: Thais Magalhães/CBF
Série D 2020
Os três representantes de Mato Grosso conheceram no último final de semana os adversários de seus respectivos grupos no Campeonato Brasileiro da Série D 2020. Operário e União terão o Real Noroeste-ES entrando em sua chave, enquanto o Sinop terá a companhia do Baré-RR no Grupo A2.
Na fase preliminar, o Real Noroeste do Espírito Santo, eliminou a Aquidauanense-MS por 6 a 2 no placar agregado e entrou no Grupo A5. Já o Baré de Roraima, passou pelou Ypiranga-AP após acumular 4 a 0 na soma dos placares. Com isso, as composições dos grupos dos mato-grossense ficaram da seguinte maneira:
Grupo A2: Sinop-MT Santos-AP Moto Club-MA Juventude-MA River-PI Altos-PI Baré-RR São Raimundo-RR
Grupo A5 Operário-MT União-MT Águia Negra-MS Goianésia-GO Vitória-ES Aparecidense-GO Real Noroeste-ES Goiânia-GO
A estreia da fase de grupos da competição terá início no próximo final de semana. O Operário Várzea-grandense sai para seu primeiro compromisso, neste sábado (19), às 15 horas (horário de MT) em jogo que vai movimentar o estádio da Serrinha, em Goiânia. Um pouco mais tarde, às 16 horas do mesmo dia, o União faz a sua estreia na competição, diante do Águia Negra (MS), no estádio Luthero Lopes.
O último mato-grossense a estrear na Série D, será o Sinop. O Galo do Norte começa sua caminhada diante do Ríver, do Piauí em jogo marcado para as 17 horas (hora de MT) do domingo, no estádio Gigante do Norte.