A arrancada obtida principalmente na reta final do turno do Brasileirão deixou o Cuiabá com boas projeções para a segunda metade da competição. Com 28 pontos, o Dourado virou a chave e agora almeja metas mais ambiciosas, ou pelo menos, fechar a temporada de forma menos dramática do que as duas anteriores na elite nacional.
Segundo levantamento do Espião Estatístico, atualmente a chance do Cuiabá permanecer na Série A é de 94,26%. Após a 20ª rodada, a equipe auriverde aparece em nono lugar na tabela, a sete pontos de distância para o primeiro dentro da zona de rebaixamento.
Conforme os cálculos, a pontuação média do 16º colocado, primeiro time fora da degola, desde 2006 é de 43 pontos. Há pequenas chances de rebaixamento até a marca de 49 pontos.
Com 28 somados, o Dourado precisaria contabilizar mais 18 pontos dos 54 em disputa para atingir uma pontuação confortável ao término da 38ª rodada. Isso representa um aproveitamento de 33% – o Cuiabá aproveitou 46% até aqui.
Vaga na Libertadores
Para alcançar vaga na principal competição do continente as probabilidades são, no momento, mais remotas. A possibilidade do Dourado terminar o campeonato no G-4 é de 3,07%, enquanto um lugar no G-6 é de 9,20%.
Matematicamente, a pontuação média do sexto colocado desde 2006 é de 58 pontos – a menor marca foi do Internacional, em 2008, com 54. Para ter boas chances de terminar entre os seis primeiros, o time comandado por António Oliveira teria que praticamente repetir a campanha do primeiro turno e somar 28 pontos dos 54 em jogo – um aproveitamento de 51%.
Porém, há grandes chances de que o bloco destinado aos times que se classificam para a Libertadores se torne G-9, o que elevaria as probabilidades do Cuiabá. Isso aconteceria caso os campeões da Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores terminem nas seis primeiras colocações.
Para se reabilitar
Vindo de duas derrotas consecutivas, o Cuiabá volta a campo neste domingo, às 10h (de MT), diante do Red Bull Bragantino. A partida, válida pela 21ª rodada, será disputada no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. (GE)