À exceção de poucos países sem tradição no esporte, como Belarus, Nicarágua e Turcomenistão, o futebol segue parado no mundo todo em razão da pandemia do novo coronavírus. No entanto, com regiões em diferentes estágios de contágio, alguns campeonatos nacionais, incluindo o Alemão, já trabalham com datas de retorno. Para deixar claro o atual panorama, o GloboEsporte.com publica um mapa que mostra a situação dos principais torneios nacionais pelo planeta.
Esta página será atualizada à medida que surgirem atualizações sobre os torneios pelo mundo.
EUROPA
Inglaterra
- Paralisado desde o dia 13 de março. Restam nove rodadas completas mais dois jogos em disputa.
- Liga pretende voltar com portões fechados em campos neutros no dia 12 de junho se governo autorizar, mas alguns clubes não querem abrir mão de jogar em casa. Equipes não treinam no momento.
Espanha
- Paralisado desde 12 de março. Restam 11 rodadas em disputa.
- Liga pretende retornar no dia 5 de junho sem público nos estádios. Times começaram a voltar aos CTs nesta quarta. Jogadores de Barcelona e Real Madrid fizeram testes do novo coronavírus.
Alemanha
- Paralisado desde 13 de março. O governo autorizou nesta quarta o retorno ainda em maio, e competição deve recomeçar no dia 15. Restam nove rodadas completas mais um jogo.
- Equipes voltaram a treinar há cerca de um mês, inicialmente sem qualquer contato entre os jogadores.
Itália
- Interrompido dia 9 de março. Restam 12 rodadas completas mais quatro partidas.
- Sassuolo foi o primeiro clube a voltar aos treinos nos CTs, na última segunda, mas a maior parte das equipes deve retornar no dia 18. Ministro dos Esportes avisou que ainda é impossível estabelecer data para a volta do futebol.
Portugal
- Paralisado desde 13 de março. Restam 10 rodadas em disputa.
- Previsão é voltar com os jogos dia 30 de maio. Clubes ainda não retomaram os treinamentos.
Rússia
- Paralisado desde 17 de março. Restam oito rodadas em disputa.
- Há duas possíveis datas de volta previstas: dia 21 ou 28 de junho. Clubes não voltaram aos treinamentos.
Turquia
- Paralisado desde 19 de março. Restam oito rodadas completas.
- O presidente da federação anunciou que pretende retomar o campeonato na segunda semana de junho.
- O país receberá a final da Champions League, provavelmente em agosto.
Bélgica
- Encerrou o campeonato no dia 2 de abril após 29 rodadas e declarou o Brugge campeão, mas não ratificou a decisão depois de reclamação da Uefa.
- Governo suspendeu todas as competições esportivas até 31 de julho.
Suíça
- Paralisado desde 2 de março. Restam 11 rodadas completas.
- Os treinos devem regressar em 11 de maio, com as partidas retomadas no início de junho. No entanto, ainda é preciso autorização do governo para a bola voltar a rolar.
Escócia
- Paralisado desde 13 de março. Foram disputadas 30 de 33 rodadas. Resta, ainda, uma segunda fase com cinco jogos. Alguns clubes desejam que a temporada termine como está. Caso isso ocorra, o Celtic será o campeão.
Suécia
- O início da temporada foi adiado. Os clubes treinam esperando uma definição.
- O cenário mais provável é que as partidas comecem no fim de maio ou no início de junho.
Dinamarca
- Paralisado desde 13 de março. Há planos para uma volta em 17 de maio, completando as duas rodadas restantes da temporada regular. Restam ainda os playoffs e a “rodada do rebaixamento”, que se encerrariam no fim de julho.
República Tcheca
- Paralisado desde 13 de março. Restam seis rodadas da temporada regular mais os playoffs.
- A expectativa é que a bola volte a rolar no dia 25 de maio, mas essa decisão ainda depende da aprovação do governo.
Hungria
- Paralisado desde 17 de março. Restam oito rodadas e dois jogos para o término do campeonato.
- As semifinais da Copa serão retomadas em 23 de maio, enquanto a primeira divisão local voltará em 30 de maio, com portões fechados.
França
- Encerrado após 28 rodadas. PSG foi declarado campeão. Outras duas vagas na Liga dos Campeões ficaram com Olympique de Marselha e Rennes. Amiens e Toulouse foram rebaixados.
Holanda
- Encerrado após 25 rodadas sem campeão e rebaixamento. Melhores colocados da segunda divisão prometem ir à justiça pleiteando direito de jogar a elite na próxima temporada.
Belarus
- Campeonato começou em 19 de março.
- Foram disputadas sete rodadas. São previstas 30 rodadas.
AMÉRICA DO SUL
Argentina
- Encerrou os torneios no dia 27 de abril. O Campeonato Argentino já tinha terminado, mas a Copa da Superliga e a Copa da Argentina estavam em curso. Não haverá rebaixamento nesta temporada nem no próximo ano.
- Vagas na Libertadores ficaram com Boca Juniors, River Plate, Racing e Argentinos Juniors – os outros dois times a disputar a taça continental ainda não foram definidos.
Uruguai
- Torneio Apertura foi paralisado no dia 12 de março. Cada time disputou três jogos até o momento, e faltam 34 rodadas para completar a temporada.
- Retorno das partidas é projetado para agosto, com os treinos voltando em julho.
Colômbia
- Torneio Apertura foi paralisado em 10 de março. Foram disputadas sete rodadas completas mais oito jogos da oitava rodada. Restam 11 rodadas completas, dois jogos avulsos e mais os playoffs, além de todo o Torneio Clausura.
- No dia 20 de abril, a Federação Colombiana apresentou um protocolo para a volta dos treinos, mas o presidente do país, Iván Duque, afirmou que não haverá espetáculos públicos por 18 meses. Segue sem definição.
Chile
- Paralisado desde 16 de março. Maior parte dos times disputou sete jogos. São previstas 34 rodadas, mas uma mudança de fórmula não é descartada. Não há previsão de retorno.
Bolívia
- Torneio Apertura foi paralisado desde 16 de março. Foram disputadas 12 rodadas completas, restando 14 rodadas mais o Clausura. Volta é projetada para agosto e sem público.
Equador
- Paralisado desde 14 de março. Foram disputadas quatro rodadas completas mais dois jogos da quinta rodada. São previstas 30 partidas por clube na competição, mais a fase final. Não há previsão de retorno.
Paraguai
- Torneio Apertura foi paralisado no dia 13 de março. Foram disputadas oito rodadas, e restam 14 para terminar a competição, além do Clausura.
- O Ministério da Saúde do país projeta que os esportes profissionais vão poder voltar no dia 25 de maio.
Venezuela
- Não há jogos desde 9 de março no país. Foram disputadas seis das 38 rodadas. Restam, além disso, os playoffs para decidir o campeão. Não há previsão de retorno.
Peru
- Paralisado desde 13 de março. Foram disputadas seis rodadas do Apertura, restando 13 para terminar a competição, além do Torneio Clausura e das finais.
- Jogos não devem voltar até julho, quando a Federação Peruana vai decidir o que fazer com as partidas.
AMÉRICAS DO NORTE E CENTRAL
Estados Unidos
- Paralisado desde 12 de março. Foram disputadas apenas duas das 34 rodadas da temporada regular.
- A MLS projeta volta dos jogos para segunda semana de junho.
México
- Paralisado desde 15 de março. Foram disputadas 10 das 17 rodadas do Clausura. Restam, ainda, os playoffs.
- As autoridades vão esperar até junho para tomar uma decisão definitiva, mas o desejo é retornar com os jogos em 3 de julho. O certo é que a liga suspendeu o rebaixamento e o acesso.
Canadá
- Início da temporada da Canadian Premier League, previsto para 11 de abril, foi adiado. Não há previsão para o começo das partidas.
Nicarágua
- Campeonato (Clausura) começou em 25 de janeiro.
- Foram disputadas 18 rodadas mais playoffs. Segundo jogo da final entre Managua e Real Esteli será disputado em 9 de maio.
ÁSIA
China
- O início da Superliga Chinesa, previsto para fevereiro, foi adiado no dia 30 de janeiro.
- No momento, os clubes estão treinando, porém alguns atletas estrangeiros ainda não voltaram ao país devido ao fechamento das fronteiras. O desejo da liga é voltar em junho, com público nos estádios e realizando todos os jogos da competição. Mas há a possibilidade de cancelamento.
Japão
- Campeonato foi paralisado no dia 25 de fevereiro. Somente a primeira de 34 rodadas foi disputada.
- Não há definição sobre uma volta: com o estado de emergência ampliado até o fim de maio no país, é provável que o futebol retorne em junho.
Catar
- Não há jogos desde 7 de março. Foram disputados 17 das 22 rodadas planejadas. Não há previsão de volta das partidas.
Arábia Saudita
- Não há jogos desde 13 de março. Foram disputados 22 das 30 rodadas planejadas. A expectativa é que as partidas sejam retomadas em agosto, mas não há uma decisão oficial ainda.
Emirados Árabes
- Paralisado desde 15 de março. Foram disputadas 19 das 26 rodadas planejadas. Após consultar autoridades do país, a liga pôs agosto como data provisória para volta das competições.
Coreia do Sul
- Programada para começar em fevereiro, a K-League ficou suspensa durante quatro meses e será iniciada na próxima sexta-feira.
- A fórmula do campeonato sofreu uma alteração: os 12 clubes jogariam três turnos antes dos playoffs, enquanto que agora serão dois turnos na fase inicial.
Turcomenistão
- Campeonato começou em 6 de março. Foi suspenso em 23 de março e voltou em 19 de abril.
- Foram disputadas cinco rodadas até agora, das 28 previstas.
Taiwan
- Começou em 12 de abril. Foram disputadas quatro rodadas até o momento, das 21 previstas.
ÁFRICA
África do Sul
- Campeonato foi paralisado no dia 16 de março. Restam 54 jogos para o fim da liga, que não tem previsão de retorno.
Egito
- Paralisado desde 12 de março. A rodada 17 não chegou a ser completada por causa da paralisação. São previstas 34 rodadas.
- O campeonato pode voltar no meio de julho. Na última semana, o Al-Ahly, líder do torneio, clamou pela volta imediata dos jogos devido à falta de receitas que enfrenta.
Nigéria
- Paralisado desde 18 de março. Foram disputadas 25 das 38 rodadas planejadas.
- Com o isolamento social sendo flexibilizado no país a partir desta segunda, a Federação Nigeriana de Futebol projeta que o campeonato seja retomado em junho ou julho. Uma mudança na fórmula não está descartada.
Tunísia
- O último jogo no país foi em 23 de fevereiro. Restam 10 rodadas em disputa. Não há data para um retorno dos jogos, mas a federação local emitiu um comunicado com as medidas de segurança para quando a bola voltar a rolar.
OCEANIA
Austrália
- Paralisado desde 24 de março. Restam oito rodadas na temporada regular mais as finais.
- Federação Australiana de Futebol anunciou que os treinos podem voltar em 1 de julho, e as partidas, em 1 de agosto.
Nova Zelândia
- Não há partidas desde o dia 15 de março. Faltam duas rodadas para o término da temporada regular, mais os jogos de playoffs.
- Apesar de não haver mais transmissão comunitária do vírus no país, ainda não há data para a volta do futebol. (Globo Esporte)