Klysman, Whattimen, Rudigullithi… Narrar os campeonatos estaduais não tem sido uma tarefa das mais fáceis. Se dentro de campo a criatividade fica um tanto quanto esquecida, fora dele a imaginação é artigo comum. A começar pelos nomes e apelidos dos jogadores. Tem de tudo um pouco: homenagens que não se apegam à escrita original, xarás de atletas mais famosos e até apelidos inusitados.

Confira abaixo uma lista com os nomes e apelidos mais curiosos de jogadores que disputam campeonatos estaduais em 2021.

Rudigullithi

Rudigullithi atua no Próspera — Foto: Lucas Colombo/Próspera

Rudigullithi atua no Próspera — Foto: Lucas Colombo/Próspera

Rudigullithi da Silva Henrique é zagueiro do Próspera, de Santa Catarina. O nome dele é uma homenagem a um craque que jogou na seleção holandesa, no Feyenoord e PSV, da Holanda, Milan, da Itália, e Chelsea, da Inglaterra. Não alcançou a referência? Talvez seja porque o nome do jogador original, hoje com 58 anos, é Ruud Gullit, um pouquinho diferente da versão brasileira.

Whattimen

Whattimen, na época do Ji-Paraná — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Whattimen, na época do Ji-Paraná — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Watthimen Ranney Lucio Patrocinio, atacante do Bragantino do Pará, foi batizado em homenagem à série “Watchmen”, criada por Alan Moore e Dave Gibbons, lançada como história em quadrinhos em 1985. Aos 30 anos, o jogador passou por vários clubes, principalmente na região centro-oeste. Pelo Atlético-GO chegou a fazer quatro jogos na Série A de 2012, mas não marcou gols.

Ted Love

Ataque do 4 de Julho ganha o "artilheiro do amor": Ted Love

Ataque do 4 de Julho ganha o “artilheiro do amor”: Ted Love

Artilheiro do 4 de Julho, do Piauí, o maranhense Eduardo dos Santos Souza é conhecido como Ted Love. O jogador afirma que o apelido tem a ver com o fato de ser “namorador”. Será?

– O Love é um pouco por causa disso (ser namorador), mas agora estou mais sossegado. Estou solteiro, mas conhecendo agora uma menina… Esse nome ajuda um pouco (nas paqueras) – brincou, em entrevista ao portal NE45.

Talisson Calcinha

Talisson Calcinha na época do CSA — Foto: Levy Yuri/Ascom CSA

Talisson Calcinha na época do CSA — Foto: Levy Yuri/Ascom CSA

O lateral-direito do Icasa, que disputa o campeonato cearense, é conhecido como Talisson Calcinha – ou apenas Calcinha. Segundo o rapaz, o apelido tem origem no fato de ele ser um grande fã da banda de forró Calcinha Preta.

– Quando era mais novo, toda vida que eu chegava na casa do meu primo, ele estava escutando as músicas, e eu gostava da banda (de forró) Calcinha Preta. Toda vida, se ele não botasse, eu chorava. Aí pegou esse apelido e até hoje ficou. Lá no Juazeiro sou conhecido assim, mas não tem mais como tirar – disse, em entrevista ao ge, em 2017.

Jackie Chan

Jackie Chan — Foto: Leanderson Lima

Jackie Chan — Foto: Leanderson Lima

O Manaus FC conta com um nome de peso no seu elenco: Jackie Chan. É claro que não se trata do famoso astro dos filmes de luta. O Jackie Chan brasileiro é o atacante Ivanilson Barbosa Chaul.

O jogador conta que recebeu o apelido ainda nas categorias de base do Penarol-AM, através de um treinador, que achou seu nome complicado e enxergou alguma semelhança entre o jogador de olhos puxados e o ator oriental.

Tevez

Tevez, atacante da Caldense, ganhou apelido por semelhança física com atacante do Boca Juniors-ARG — Foto: Renan Muniz/Caldense

Tevez, atacante da Caldense, ganhou apelido por semelhança física com atacante do Boca Juniors-ARG — Foto: Renan Muniz/Caldense

Na certidão de nascimento, o atacante da Caldense é Guilherme Henrique Usberti. Mas ninguém no futebol o conhece assim. O jogador de 21 anos é chamado de Tevez, pela semelhança com o atacante argentino do Boca Juniors, Carlitos Tévez. E aí, parece?

Eric Di Maria

Eric Di María Atacante Juventus-SC — Foto: Divulgação / GE Juventus

Eric Di María Atacante Juventus-SC — Foto: Divulgação / GE Juventus

O meia-atacante do Juventus-SC é outro jogador cujo apelido remete a um craque argentino. Mas neste caso é o meio-campista Di Maria, do Paris Saint-Germain. Em entrevistas antigas, o jogador chegou a falar que a semelhança não é apenas física, mas também de estilo de jogo.

Tsunami

Tsunami conta como vai poder ajudar o Botafogo-PB dentro de campo

Tsunami conta como vai poder ajudar o Botafogo-PB dentro de campo

O lateral-esquerdo Wenderson de Freitas Soares tem 25 anos e um apelido curioso: Tsunami. Segundo o jogador paraense, hoje no Botafogo-PB, ele começou a ser chamado dessa forma devido a uma característica de seu estilo de jogo.

– Me deram esse apelido no primeiro dia de treino no Remo, onde fiz a base, por chegar forte e ter uma marcação aguerrida – afirmou ao ge, no mês passado.

Bilau

Bilau transferiu-se do Nacional para o Amazonas — Foto: João Normando/FAF

Bilau transferiu-se do Nacional para o Amazonas — Foto: João Normando/FAF

O paraense Everson da Silva Santana não consegue passar despercebido quando entra em campo. Tudo por causa do apelido, Bilau. O jogador de 30 anos tem a carreira toda construída no futebol do Norte. Começou em equipes do Pará e passou por times do Amazonas. Agora, joga no Amazonas FC.

Lucão do Break

Tem vaga na Olimpíada? Fly avalia habilidades de Lucão "do Break", do CRB

Tem vaga na Olimpíada? Fly avalia habilidades de Lucão “do Break”, do CRB

Atacante do CRB, com passagens por Goiás e Fluminense, Lucão do Break ganhou esse apelido por comemorar gols fazendo passes de break dance. O ano que mais precisou dançar foi 2018, pelo Esmeraldino, quando foi vice-artilheiro da Série B. Fez 16, apenas um a menos que Dagoberto, do Londrina, o goleador máximo da competição.

Lucão comemora gols com passos de breakdance — Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.

Lucão comemora gols com passos de breakdance — Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.

Outros nomes curiosos

  • Gustavo Geladeira – Zagueiro do Boavista, foi apelidado assim por David Bráz, na época que ambos jogavam no Flamengo, por ser grande e não chegar muito leve nas divididas.
  • Watson – Watson Rennio Pires dos Santos Silva, natural de Pincó-PB e xará do fiel escudeiro de Sherlock Holmes, é lateral-direito da Portuguesa-RJ.
  • Douglas Eskilo – Ponta-direita da Portuguesa-RJ, é chamado assim porque na infância era dentuço.
  • Tcharlles – Atacante da Inter de Limeira teria um nome relativamente comum, embora importando da língua inglesa. O que diferencia e torna único é o T antes do Charles.
  • Dija Baiano – Atacante do Ypiranga-RS, cujo nome é Djavan de Lima Araújo.
  • Djavan – O futebol brasileiro não tem apenas um, mas dois Djavans. Este atua no Náutico e é conhecido apenas pelo primeiro nome, uma homenagem ao famoso cantor alagoano.
  • James Dean – Atacante do Sergipe e da base do Sport, ele recebeu esse nome em homenagem ao ator norte-americano, estrela de vários filmes, entre eles “Rebelde sem causa”.
  • Caranguejo – Meia do Atlético Gloriense-SE, Luix Fernando Nasicmento Santos é conhecido no meio do futebol pelo nome do crustáceo, muito popular no Nordeste do país.
  • Manteiga – Atacante do Vera Cruz-PE.
  • Klysman (meia do Coimbra) e Clisman (atacante do Atlético-CE) – Os dois receberam o nome por conta do atacante alemão que brilhou nos anos 80 e 90. Mas os pais deles não acertaram na grafia. O nome correto do ídolo germânico e hoje treinador é Jürgen Klinsmann
  • Gustavo Mosquito – Atacante revelado pelo Coritiba, Mosquito chegou ao Corinthians no início de 2019. Desde a infância, por ser franzino, é chamado de Mosquito, mas, ao ser contratado pelo Timão, pediu para ser chamado de Gustavo Silva. Muitos torcedores, porém, ainda se referem a ele como Mosquito.
  • Halls – O goleiro do Boa Esporte, formado na base do Vasco e com passagem pelo Náutico, chama atenção pelo segundo nome, igual ao de uma marca de pastilhas. O primeiro, convenhamos, também não o ajuda muito: Hedhe.

(Globo Esporte)