O vazamento do gasoduto da Âmbar Energia, no município de Nossa Senhora do Livramento, a 45 km de Cuiabá, atingiu uma casa e duas mulheres acabaram feridas por detritos de pedras arremessados no rompimento. O acidente ocorreu neste sábado (30), pela manhã.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), as duas foram socorridas com ferimentos pelo corpo e encaminhadas para atendimento médico.
Além da casa, várias pedras voaram com o deslocamento de ar no momento do vazamento.
O Corpo de Bombeiros realizou o isolamento de todo o local, inclusive paralisando por um tempo o tráfego na BR-070. Foi feita também uma varredura em toda a região, para constatar que não haviam outras vítimas.
Posteriormente, a empresa responsável chegou no local e deu início nos trabalhos de contensão do vazamento e demais procedimentos.
Em nota, a Gás Ocidente Mato Grosso (GOM) informou que seu sistema de monitoramento identificou uma perfuração do gasoduto e fechou automaticamente as válvulas de segurança do trecho afetado, interrompendo o fluxo de gás.
“O incidente ocorreu em área rural e o gás não representa risco ambiental. As autoridades foram imediatamente acionadas e reportaram que não houve vítimas. Equipes da companhia estão trabalhando no local para reparar os danos à tubulação”, pontuou.
O governo de Mato Grosso disse que entrou em contato com a empresa para que todas as providências fossem tomadas.
Duas equipes da empresa, de Cuiabá e Cáceres, estão no local para reparar o gasoduto, o que deve ser finalizado ainda neste sábado.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, assim como da Polícia Civil, Ciopaer e do Batalhão Ambiental, estão no local.
As forças de segurança estaduais permanecerão no local até que o problema seja totalmente resolvido.
“O governo de Mato Grosso já está adotando todas as medidas cabíveis para apuração do caso”.