Um golaço, três bolas na trave, sete cartões amarelos e um Clássico dos Milhões com ingredientes saborosos para os vascaínos. Com um golaço de Pumita Rodríguez, o Vasco venceu o Flamengo por 1 a 0 neste domingo, no Maracanã, e se aproximou das semifinais do Carioca. De quebra, tirou a invencibilidade e impediu que o rival fosse campeão da Taça Guanabara antecipadamente. Pacote completo!
Com o resultado, o Vasco, que entrou em campo na quinta posição após as vitórias de Volta Redonda e Botafogo na rodada, recuperou a terceira colocação e está bem próximo da semifinal do Carioca. Para se classificar, basta uma vitória simples sobre o Bangu, quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), em São Januário. Já o Flamengo perdeu a invencibilidade, mas segue na primeira colocação, com 23 pontos. Para garantir a liderança e a Taça Guanabara, basta empatar com o Fluminense, quarta-feira, às 21h10, no Maracanã.
Na arquibancada!
Quase 70 mil torcedores encararam a chuva do fim da tarde de domingo no Rio de Janeiro e estiveram no Maracanã. O clássico teve 64.727 pagantes, 69.020 presentes e renda de Renda: R$ 5.007.752,50.
Primeiro tempo
Os 45 minutos iniciais foram o retrato do que foi o jogo – e também o esperado: o Flamengo com a bola, e o Vasco com uma defesa forte. Na descida para o intervalo, porém, foram as duas bolas na trave de Pedro Raul que levaram mais perigo, enquanto os rubro-negros carimbaram o poste de Léo Jardim com Arrascaeta bem no início da partida.
Por mais que tivesse posse de bola, o Flamengo repetia o que aconteceu diante do Del Valle e abusava das bolas aéreas, enquanto os vascaínos verticalizavam as jogadas sempre que recuperavam a bola. Jogo equilibrado, por mais que as estatísticas não mostrassem isso: 61% de posse com 14 x 3 em finalizações para o time de Vitor Pereira.
O Vasco voltou apertando o Flamengo e chegou ao gol aos três minutos. Lucas Piton cruzou, Fabrício Bruno cortou e Pumita Rodríguez, de longe, soltou uma bomba. A bola morreu no ângulo de Santos, e um golaço. Mas o Flamengo provou estar vivo quando Gabigol bateu de meia-bicicleta, para fora. Embora tivesse mais posse de bola, o Rubro-Negro vacilou na defesa e Ayrton Lucas fez pênalti em Marlon Gomes. Pedro Raul bateu, mas Santos pegou. Sentindo que era momento de buscar o empate, o Flamengo parou em Léo Jardim: Éverton bateu firme, para linda defesa do arqueiro vascaíno. Posteriormente, veio a resposta, quando Figueiredo lançou Nenê, que chutou para defesa de Santos. No fim, o Fla pressionou, mas abusou de chuveirinhos sem efeito. O 1 a o vascaíno adiou a definição sobre o campeão da Taça Guanabara e fez a festa de milhares de vascaínos no Maraca.
FLAMENGO 0x1 VASCO – 10ª rodada do Campeonato Carioca
Data e horário: 05/03/2023, às 18h10 (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 64.727 pagantes (69.020 presentes)
Renda: R$ 5.007.552.50
FLAMENGO: Santos; David Luiz (Pablo, 36’/2ºT), Fabrício Bruno e Thiago Maia (Éverton, intervalo); Varela (Matheuzinho, 20’/2ºT), Vidal (Matheus Gonçalves, 31’/2ºT), Gerson e Ayrton Lucas; Everton Ribeiro (Matheus França, 20’/2ºT), Gabriel Barbosa e De Arrascaeta. Técnico: Vítor Pereira.
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Miranda (Capasso, 41’/1ºT), Léo e Lucas Piton; Rodrigo (Marlon Gomes, 16’/2ºT), Andrey Santos e Jair (Barros, 30’/2ºT); Gabriel Pec (Figueiredo, 30’/2ºT), Alex Teixeira (Nenê, 30’/2ºT) e Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri.
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Netto Corrêa Farinha
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartões amarelos: Gerson, Ayrton Lucas (FLA); Lucas Piton, Léo, Jair, Capasso, Nenê (VAS)
Gol: Puma Rodríguez, 3’/2ºT (0-1) (GE/Jogada 10)