O Vasco conseguiu uma classificação para a semifinal da Copa do Brasil com ares de drama. O Athletico-PR abriu 2 a 0 no placar ainda no primeiro tempo, com Cuello e Zapelli, ficou com um jogador a mais depois da expulsão de Rayan, mas Vegetti fez o gol que fechou o placar em 2 a 1, repetindo o jogo de ida, levou a decisão da vaga para as cobranças de pênalti. Foi a vez de Léo Jardim brilhar, defender a cobrança de Canobbio e garantir a vaga na próxima fase da competição.

Pressão inicial

Embalado pela torcida e com a desvantagem de ter perdido o jogo de ida por 2 a 1, o Athletico-PR foi para cima do Vasco. Logo aos 24 minutos, Cuello, em bonita finalização, abriu o placar, completando cruzamento de Esquivel. A pressão continuou até que, aos 31 minutos, Zapelli fez o segundo, de cabeça, completando outro toque de cabeça de Cuello. Tudo parecia favorável ao time naquele momento do jogo.

Destempero

Rayan teve uma chance clara de diminuir a vantagem do Athletico-PR. Kaíque Rocha bobeou na área, entregou a bola no pé do atacante do Vasco, que finalizou firme e rasteiro, mas parou em grande defesa do goleiro Mycael, aos 37 minutos do primeiro tempo. No minuto seguinte, depois de uma disputa de bola na linha lateral, o jovem acertou o braço no rosto de Esquivel e levou cartão amarelo. Wilton Pereira Sampaio foi chamado pelo árbitro de vídeo, analisou o lance e mudou a marcação, decidindo expulsar o jogador do Vasco.

Símbolo da reação

Com um jogador a menos e com o bom momento do Athletico-PR, nada demonstrava que o Vasco poderia reagir. No entanto, nesses momentos, sempre surge o argentino Vegetti. Depois de um cruzamento de Piton, ele subiu mais do que Esquivel e cabeceou para firme para deixar o time vivo na disputa por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil, aos 44 minutos do segundo tempo, pouco depois da confirmação da expulsão de Rayan.

O outro herói

Ciente de que, com um jogador a mais, seria preciso partir com tudo, o Athletico-PR aumentou a pressão no segundo tempo. No entanto, Léo Jardim apareceu com defesas importantes em chutes de Cuello, Mastriani e Gamarra. O goleiro do Vasco conseguiu garantir o resultado, que levou a decisão para as cobranças de pênalti, e novamente voltou a brilhar. Ele defendeu a cobrança do uruguaio Canobbio, seus companheiros tiveram um aproveitamento de 100%, e Vegetti fechou a disputa para decidir a classificação para a semifinal da Copa do Brasil.

Como fica?

Com a classificação, o Vasco agora espera na semifinal o vencedor do confronto entre Atlético-MG e São Paulo, que será definido nesta quinta-feira. No jogo de ida, no Morumbi, o Atlético-MG venceu por 1 a 0.

Agenda

As semifinais da Copa do Brasil serão disputadas nas datas de 2 e 17 de outubro. Antes disso, o Vasco entra em campo domingo contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Sábado, na Ligga Arena, o Athletico recebe o Fortaleza. (GE)