O Vasco deixou escapar a chance de entrar pela primeira vez no G-4 da Série B, mas não saiu de São Januário derrotado. Por pouco. O Náutico saiu na frente com Vinícius no primeiro tempo, mas o Cruz-maltino brigou até o final e chegou ao empate nos acréscimos da segunda etapa, com Morato. Mesmo sem a vitória, o Timbu se mantém líder e quebra recorde de maior invencibilidade no início da Série B.
Líder e recordista
Com o empate, o Náutico chegou a 12 jogos sem perder na Série B. É a maior sequência invicta nas primeiras rodadas da história da competição na era dos pontos corridos. O antigo dono da marca era o Corinthians de 2008, que passou 11 partidas sem derrota.
O Náutico fica com 26 pontos, a dois do vice-líder, Coritiba, e a sete do Sampaio Corrêa, primeiro fora do G-4. O Vasco vai a 18, mantém-se na sétima posição. Está a dois pontos do Goiás, o quarto colocado.
Primeiro tempo
O Náutico, em seu estilo, foi melhor do que o Vasco no primeiro tempo. Intenso e organizado, o Timbu manteve mais a posse da bola, teve volume e criou as melhores chances. Além de chutes de média distância, a equipe alvirrubra levou perigo nas bolas paradas. Numa delas, abriu o placar. Jean Carlos bateu escanteio da direita e Vinícius desviou para o gol na primeira trave. Disparos de média distância do próprio Jean e de Matheus Trindade poderiam ter ampliado o placar para os pernambucanos. O Vasco não teve chances reais.
Segundo tempo
O Vasco, atrás no placar, avançou. Subiu as linhas, adotou uma postura mais agressiva e conseguiu, nos primeiros minutos, mudar o ritmo do jogo: passou ser mais perigoso e mais ofensivo. Mas não criou tantas chances claras neste momento. A melhor foi um chute perigoso de Léo Jabá. À medida que o tempo passou – e o empate não aconteceu -, os espaços foram aparecendo. O Náutico não ficou só atrás. O duelo ficou aberto, com chances dos dois lados. Quem conseguiu aproveitar uma delas foi Morato, já no finalzinho, empatando a partida – quando tudo parecia perdido para o Vasco.
Próximos jogos
O Náutico volta a campo na quarta-feira. Pega o Brasil de Pelotas às 21h30, nos Aflitos. O Vasco atua no mesmo horário, em Maceió, contra o CSA. As duas partidas são da 13ª rodada.
Que fase
O atacante Vinícius vive grande momento. Fez seu oitavo gol na temporada, a mais goleadora da sua carreira. Foi o nono com a camisa do Timbu. Sabe quantos ele havia marcado antes de chegar aos Aflitos, em nove anos de carreira? Apenas 14. (Globo Esporte)