Caiu o último invicto da Série B. Em visita ao Novorizontino, o Vasco foi derrotado por 2 a 0, encerrando uma invencibilidade de 14 rodadas na competição. Os gols foram marcados por Jhony Douglas e Douglas Baggio, um em cada tempo. O Cruz-Maltino entrou em campo com mudanças na estrutura da equipe, que não surtiram efeito. O time não atacou com efetividade e perdeu a garra que estava acostumado a mostrar em jogos anteriores. De quebra, perdeu o capitão Anderson Conceição para o próximo jogo, já que o zagueiro foi expulso.

Com a derrota, o Vasco viu o Cruzeiro abrir quatro pontos de vantagem na liderança da competição. Porém o Cruz-Maltino não tem tempo de lamentar, já que domingo enfrenta o Sport, no Maracanã, para mais de 60 mil torcedores. O time segue na vice-liderança da Série B, com 30 pontos.

PRIMEIRO TEMPO

O jogo começou com muita disputa entre as equipes, que abusaram das faltas, picotando o andamento da partida. O primeiro lance de perigo aconteceu apenas aos 25 minutos, quando Thiago Rodrigues defendeu uma bola literalmente em cima da linha. Os jogadores do Novorizontino saíram comemorando, mas a bola não havia entrado totalmente. O Vasco apostou em uma formação mais ofensiva, com Palácios entre os titulares, mas o time não conseguiu se encontrar.

O primeiro chute do Cruz-Maltino aconteceu aos 28 minutos, com Gabriel Pec arriscando de fora da área para a defesa tranquila do goleiro Lucas Frigeri. O Novorizontino continuou perigoso, principalmente nas bolas aéreas e conseguiu o seu gol dessa maneira. Em cobrança de escandeio, Paulinho raspou de cabeça e Jhony Douglas chegou de carinho para colocar os donos da casa na frente do placar. Com o gol sofrido, o Vasco buscou sair mais para o jogo, mas sem inspiração. Já o Novorizontino seguiu assustando e quase ampliou com Douglas Baggio, que aproveitou o erro de Anderson Conceição, mas parou no goleiro Thiago Rodrigues.

SEGUNDO TEMPO

O Vasco voltou mostrando mais determinação e finalizou antes do primeiro minuto, com Anderson Conceição, de cabeça, após cobrança de escanteio. O Novorizontino também respondeu pelo alto, aos 2 minutos, só que as duas finalizações foram defendidas sem dificuldades. Só que o primeiro lance enganou demais, já que o Cruz-Maltino seguiu pressionado pelo adversário, não conseguindo passar do meio-campo. Melhor para os donos da casa, que continuou finalizando e obrigando o goleiro vascaíno a fazer grandes defesas.

Só que Thiago Rodrigues não é invencível e levou o segundo gol aos 14 minutos, com Douglas Baggio. O atacante aproveitou a falha de todo o sistema defensivo, que não conseguiu cortar o cruzamento, recebeu livre e finalizou forte para ampliar o placar. O Vasco criou a melhor chance aos 19 minutos, com Andrey, mas o volante desperdiçou ao chutar para fora, após receber ótimo passe de Gabriel Pec.

No melhor momento dentro do jogo, Maurício Souza realizou mudanças na equipe, que se lançou ao ataque, porém sem efetividade. Na melhor delas, Erick chutou em cima do goleiro. No contra-ataque, Anderson Conceição erra o tempo da bola e acaba derrubando Diego Torres. Cartão vermelho para o capitão do Vasco, tornando a situação ainda mais difícil. O Novorizontino seguiu criando chances e esperou o tempo passar para confirmar a vitória.

NOVORIZONTINO 2 X 0 VASCO– 15ª RODADA DA SÉRIE B

Data e horário: Quarta-feira (29/06/2022) às 21h30
Local: Estádio Jorjão, Novo Horizonte (SP)
Público: 2987 pagantes
Renda: R$ 56.325,00
Novorizontino:Lucas Frigeri; Wálber, Rodolfo Filemon e Jhony Douglas (Léo Baiano); Danielzinho, Gustavo Bochecha (Willean Lepo), Diego Torres e Paulinho (Reverson); Ronald (Cléo Silva), Ronaldo (Quirino) e Douglas Baggio. Técnico: Rafael Guanaes
Vasco: Thiago Rodrigues; Weverton (Danilo Boza), Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara (Juninho), Andrey Santos, Gabriel Pec (Raniel), Nenê (Erick) e Palácios (Matheus Barbosa); Figueiredo. Técnico: Maurício Souza
Gols:
 Jhony Douglas (31′ do 1º tempo, 1-0), Douglas Baggio (14′ do 2º tempo, 2-0) 
Cartões amarelos:
 Ronaldo, Jhony Douglas (Novorizontino); Quintero, Andrey, Maurício Souza, Nenê (Vasco)
Cartões vermelhos: Anderson Conceição (Vasco)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: 
Kleber Lucio Gil (FIFA-SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: 
Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN) (Jogada 10)